Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

16 de jul de 2011

Novos desafios, novas formas de atuação (Considerações)


Por: José Ricardo Rodrigues Teixeira Alves.


Acredito que os Analistas de O&M estão em processo de extinção. Só sobrevivem graças à desatualização dos recrutadores do RH (depois que inventaram o eventograma e o fucionograma). A disciplina O&M é centrada em tarefas e orientada a pessoas. Processos são orientados a objetos de negócio. E Processos são a implementação da Estratégia. Mas acredito que o Arquiteto de Informação esteja surgindo como uma variante do Analista de Processos de Negócio de TI ou Analista BPM. O Analista de Arquitetura Corporativa já é uma necessidade, a meu ver. Infelizmente, o recrutamento, pelas empresas, é feito por analistas de RH muito defasados (ainda pensam que estão no século XX).

Hoje, alinhamento entre Estratégia e Execução é tudo de importante. É isso que agrega valor em um ambiente muito competitivo. Quando se acrescentam competências de Gestão ou Planejamento Estratégico a Modelagem de Processos, o resultado será um Analista de Informação (em minha opinião). A não ser que se considere (o que eu concordaria) em considerar o Analista de Processos de Negócio de TI como possuidor destas competências (em vez de criar um nome novo).
Já venho sendo procurado por empresas interessadas em mapeamento e modelagem de processos de negócio preocupadas com o alinhamento entre Estratégia e Execução, mas também na construção de metodologias de modelagem de processos em um contexto de BI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário