Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

10 de jan de 2012

PDCA / MASP - Metodologia Análise e Solução de Problema - Passo 1


No post anterior, observamos uma visão geral do MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas). Agora percorreremos o fluxo de tarefas ligadas ao primeiro passo da metodologia.


PASSO 1
IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Fluxo
TAREFA
FERRAMENTAS EMPREGADAS
OBSERVAÇÃO
1
Escolha do Problema
Diretrizes gerais da área de trabalho (quantidade, custo, atendimento, o moral do time, segurança)
Um problema é um resultado indesejável de um trabalho (esteja certo de que o problema escolhido é o mais importante baseado em fatos e dados). Por exemplo: perda de produção por parada de equipamento, pagamento em atraso, percentagem de peças defeituosas, etc.
2
Histórico do Problema
Gráficos / Fotografias (utilize sempre dados históricos)
Qual é a frequência do problema?
Como ocorre o problema?
3
Mostrar perdas atuais e ganhos viáveis
Planilhas, orçamento, etc.
O que se está perdendo? (custo da qualidade).
O que é possível de ganhar?
4
Fazer a análise de Pareto
Análise de Pareto
Análise de Pareto permite priorizar temas e estabelecer metas numéricas viáveis. Subtemas podem também ser estabelecidos se necessário.
NOTA: Não se procuram causas aqui. Só resultados indesejáveis.
As causas serão procuradas no passo 3 do MASP.
5
Nomear responsáveis
Nomear
Nomear a pessoa responsável ou nomear o grupo responsável e o líder.
Propor uma data-limite para ter o problema solucionado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário