Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

24 de jan de 2012

Expectativas, Previsões e Tendências para BPM em 2012

Por: Rildo Santos


Fiz uma compilação de vários cenários, estudos e pesquisas, e cheguei algumas expectativas, previsões e tendências para BPM em 2012: Veja a lista das 10 mais significantes:


By Rildosan® 2012


1 – BPMN ganhará mais espaço no mercado e acabará se tornando um padrão de fato para modelagem de processos.

Atualmente existem mais que 73 ferramentas que dão suporte a notação BPMN (veja a lista http://www.omg.org/bpmn/BPMN_Supporters.htm). A BPTrends tem uma pesquisa (Business Process Modeling Survey de Dezembro de 2011) que aponta que mais 72% dos entrevistados usam BPMN em suas iniciativas de modelagem de processos.



2 – Os fornecedores começam o ofertar no mercado ferramentas de BPM como serviços, todos os diagramas (arquivos) ficam armazenados nas nuvens. 
A IBM (IBM Blueworks Live) e outras empresas já estão oferecendo este serviço ao mercado.




3 – Ferramentas:
a) Os fornecedores de suítes BPM estão cada vez mais estão liberando a parte da ferramenta, ou editor de modelagem processos “free”.
É uma estratégia para atrair novos clientes, a versão completa ou com mais recursos geralmente são pagas. Exemplos: BizAgi, Metastorm, Intalio|BPMS Community Edition, ARIS Express (versão comunitária, mas limitada) e etc
b) Ferramentas de modelagem de processos baseadas na web (web based) e tendo como principal interface o browser e com armazenamento na nuvem (cloud):
É uma forte tendência que as ferramentas de modelagem de processos tenham principal interface o browser e armazene os arquivos na nuvem (cloud). Veja a ferramenta iyopro (www.iyopro.com).
c) Suporte a versão BPMN 2.0 (última versão). 
Já existem diversas ferramentas no mercado com suporte a BPMN 2.0. Exemplos:  JBPM (JBoss), MSVisio (através de solução de um fornecedor independente para as versões 2003 e 2007), Aris Express (versão comunitária do ARIS), IYOPRO, ProcessMaker, Business Process Visual ARCHITECT (Visual Paradigma), ADONIS:Community Edition e etc
d) Suporte a Colaboração.
A maioria das ferramentas BPM já dão suporte a colaboração. Exemplo: BizAgi Process Modeler, veja o video http://www.youtube.com/watch?v=IVNnrZxXYN4
f)  Suporte EA (Arquitetura Corporativa). 
Ferramentas tradicionais de BPM começam a trazer como parte de seus recursos o suporte a EA (Arquitetura Corporativa). Exemplos de empresas que oferecem suas ferramentas de BPM com suporte a Arquitetura Corporativa: IBM, Metastorm, SoftwareAG (ARIS), Mega, Qualiware, Avolution e Sparx Systems (EA).



4 – A oferta de vaga para Analista de Processo vai continuar em alta.
O número de vagas em empresas privadas para Analista de Processo tem aumentado sensivelmente nos últimos anos, a tendência que em 2012 este número continue a crescer.



5 – As empresas brasileiras, estão adotando cada vez mais a BPM como parte de sua estratégia para melhorar os resultados.
Entretanto, a maior partes destas iniciativas morreram antes de gerar os primeiros resultados, pois ainda falta maturidade na adoção da BPM, muitas implementações são baseadas somente em ferramentas, com uma visão de curto prazo e sem nenhum planejamento.



6 – A modelagem com a BPMN.

Apesar do crescimento do uso da notação BPMN (veja item 1), ela ainda continua sendo utilizada no seu nível básico, é muito comum encontrar diversos diagramas publicados na internet e livros com erros nos diagramas.


7 – O governo (organizações públicas) vão continuar a adotar a BPM.
A BPM será uma ferramenta importante para ajudar a reduzir custos, eliminar desperdícios e melhorar a qualidade dos serviços fornecidos a sociedade.
Exemplo: Em 2010 e 2011 muitos TJs (Tribunais de Justiça) utilizaram a BPM para modelar seus processos administrativos, com o objetivo de dar maior celeridade a justiça.



8 – As certificações: CBPP (ABPMP) e OCEB (OMG). 
Elas ainda não ganharam o reconhecido do mercado, mas aos poucos e com e iniciativa como BPM Day vão ajudar disseminar a associação e sua certificação.
Clique aqui para ver uma comparação entres as certificações: CBPP e OCEB



9 – Guia CBOK
Tem o cheiro de uma nova versão do Guia CBOK, a versão atual tem diversos problemas que precisam de correções. Vem por aí o Guia CBOK 3.0.



10 – Novas propostas para BPM, versões mais light e aplicadas a novas necessidades do mercado.
Lean BPM – Princípios, ferramentas e práticas da Lean Thinking aplicados ao BPM.
Green BPM – Sustentabilidade, no contexto de processo, representa e uma nova perspectiva, para gerar valor para essa perspectiva será precisos implementar as boas práticas de sustentabilidade ambiental nos processos.
Agile BPM – Práticas Ágeis aplicadas ao BPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário