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8 de jan de 2012

A influência das redes sociais na manutenção da gestão por processos

Por: Júlio Datílio
Em: http://blogdobpm.blogspot.com/2011/04/influencia-das-redes-sociais-na.html


Cada vez mais populares, seja por motivos pessoais ou profissionais, os usuários das redes sociais crescem a cada dia em todo o planeta. Você certamente já recebeu os seguintes questionamentos: “Qual o seu twitter ?”, “Você tem facebook ou orkut ?” ou “Por que não atualizou seu dados no Linkedin?”. As constantes atualizações realizadas pelos usuários de determinadas redes sociais, tais como: Twitter, Linkedin, Orkut, Facebook, Blog, etc., demonstram a rapidez e facilidade pela qual você pode se comunicar com um parente, encontrar um amigo distante que você perdeu o contato na infância ou até mesmo se envolver afetivamente com pessoas. Essas facilidades, de alguma forma, desperta o interesse de todos os participantes em estar sempre antenados no que ocorre entre as diversas atualizações e novidades geradas de acordo com as informações apresentadas pelos seus diversos usuários, proporcionando uma interação muito grande entre os participantes e curiosidade em  estar sempre presente nas ferramentas disponíveis.
Transferindo essa nova onda entre as pessoas que utilizam as redes sociais, podemos fazer um link para as empresas interessadas na gestão por processos, ou seja, para a realização de um trabalho de excelente qualidade onde o mapeamento se torna inevitável, assim como uma redefinição dos processos existentes, identificação e implementação de melhorias, a manutenção e constante atualização das atividades realizadas é um dos grandes gargalos na fase pós projeto. Eis que surge a seguinte dúvida: “E para as empresas que já adotam a gestão por processos, como é realizada esta manutenção?”.
O exemplo de prática mais comum que vise a manutenção da gestão orientada por processos são os Escritórios de processos, que atuam na incisiva visão de processos dentro da companhia, sendo o elo entre as gerências de processos e a alta administração, integração entre os gestores de processos e treinamento dos funcionários envolvidos, alem de assegurar o uso adequado da metodologia praticada pela organização. Todavia, por que não implementar outras formas de manutenção da gestão por processos? Por que não introduzir mecanismos mais sofisticados como ferramentas em prol dos processos? Por que não o “Orkutório, Facetório ou até Twittório de processos”?, Belos e sugestivos, são nomes ainda fictícios, porem é um link que podemos fazer para manter os processos sempre atualizados e divulgados.
Traduzindo, os usuários das redes sociais são todos os funcionários de uma organização onde cada um possui o seu perfil e responsabilidades; as redes sociais seriam as ferramentas para manutenção dos processos atualizados e divulgados (seja por ferramenta adquiridas no mercado, seja por plataformas desenvolvidas pelos gestores e donos de processos); e os posts nas redes sociais nada mais são do que as atualizações e divulgações das manutenções realizadas.

Tendo em vista a forte concorrência pela qual todas as empresas enfrentam no dia a dia, manter-se conectado ao mundo dos negócios com agilidade nas informações (assim como nas redes sociais) pode fazer a diferença! 

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