Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

19 de fev de 2012

Certificação da OMG em BPM

Por: Rafael René
Em: https://plus.google.com/u/0/105955371470276135897/posts


Depois de meses de procrastinação, finalmente tirei um tempo para começar este blog (ou o que quer que seja neste turbilhão da web 2.0). Ainda não sei bem a que veio, nem sei se é uma boa ideia já de cara dizer isso aqui, mas prometo que vou me esforçar para dar um direcionamento na medida em que as idéias forem aparecendo e conteúdo for emergindo. Só posso adiantar que tem como foco temas ligados à carreira na área de TI (principalmente em órgãos públicos), concursos públicos, entre outras temas de interesse acadêmico, profissional e do cotidiano.


E já que BPM (Business Process Management. Em português: Gestão de Processos de Negócio), além de ser um tema relevante no mundo corporativo, é um tema recorrente nas provas de concursos na área de TI, neste primeiro post vou tecer alguns comentários sobre a certificação OCEB Fundamental (OMG Certified Expert in BPM™), cujo exame realizei na última sexta-feira, 4 de novembro de 2011. Esse programa de certificação da OMG (http://www.omg.org/oceb/) tem como objetivo prover a profissionais conhecimento, técnicas e habilidades em BPM. Essa certificação serve tanto para profissionais de área tecnológica, mais envolvidos diretamente com o desenvolvimento das aplicações quanto com os profissionais da área de negócio, envolvidos com a gestão do negócio, gestão do projeto e com a estratégia. Hoje sabemos que essa divisão de papéis se torna cada vez mais complexa e surgem mais e mais cargos relacionados ao mundo de TI e de sua gestão. Assim, torna-se importante criar um ponto de partida em comum para os profissionais do lado técnico e do lado do negócio (se me permitem colocar desta maneira simplista). Nesse sentido, a OMG criou seu programa de certificação para ambos tipos de profissional, mas partindo de um mesmo exame, o Fundamental. A partir daí, o programa evolui em ambas as áreas, conforme mostrado na figura.



BPM é uma disciplina de gestão que evoluiu a partir das ondas de qualidade total e reengenharia de processos (BPR). Grosso modo, ela incorpora o conhecimento dessas ondas de gestão, mas é repensada em um novo contexto em que a tecnologia da informação passa a ter valor estratégico para as organizações. No cerne da disciplina encontram-se os fundamentos de processos. Processo nada mais é do que uma forma - dentre inúmeras - de representar ou descrever as atividades que uma organização realiza, transformando entradas e entregando valor. Essa abstração permite que se facilite o diálogo, o aprendizado, o debate e o projeto de novas situações de trabalho (ou seja, facilita o levantamento do AS IS e a a construção do modelo TO BE). Naturalmente, representar graficamente esse conjunto de atividades, entradas e saídas é uma necessidade, dada a capacidade de síntese e de compartilhamento mesmo para usuários que não estejam familiarizados com qualquer notação. O fluxograma, velho conhecido dos engenheiros e analistas de sistemas, é a representação gráfica "original" para os processos. Com o passar do tempo, a partir da noção de fluxograma, diversas notações gráficas foram surgindo, cada uma com sua história. As mais conhecidas são a EPC, a IDEF e a BPMN, essa última adotada como padrão pela OMG e inclusive cobrada no exame.



Para quem não conhece nada do assunto, mas é da área de administração ou engenharia de produção, pode ser interessante partir direto para alguns livros como o organizado por Roquemar Baldam e Rogério Valle: Gerenciamento de Processos de negócios. 2. ed. São Paulo: Érica, 2007. v. 1. 240 p. Já para profissionais de qualquer área que não possuam qualquer conhecimento prévio em BPM, um curso interessante que pode ajudar bastante - tanto para atuar profissionalmente em mudanças de processos nas empresas quanto para resolver questões cobradas em algumas provas de concurso público - é o curso on line ministrado pelo Prof. Flavio Pinheiro. Além de ser uma porta de entrada para conhecer o assunto, o curso prepara o candidato para o exame OCEB Fundamental, sendo organizado em módulos correspondentes às áreas cobradas no exame.





6 comentários:

  1. Oi Marco, Tudo bem?
    Vou fazer esta prova também.
    Por acaso, você possui algum simulado que possa disponibilizar?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem. Não tenho material, contudo sugiro que veja o site:
    http://www.tiexames.com.br/curso-OCEB-BPM-Expert-Fundamental.php

    Abraço,

    Gandra

    ResponderExcluir
  3. Marco, tudo bem?
    Gostaria de saber como faço essa prova, sou novo no assunto, mas já trabalho a dois anos com gestão de processos. O teste é apenas em inglês? e onde faço a inscrição?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo, obrigado pela interação.

    Amigo, eu não fiz essa prova, mas para ter mais informações entre em:

    http://www.omg.org/oceb/

    Grande abraço,

    Gandra

    ResponderExcluir
  5. Olá Marco,

    Já sou certificado pelo exame da OMG fundamental. Gostaria de saber se vocÊ conhece algum lugar que dê o treinamento para o níveis intermediários e avançados?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,
    Alguém tem exemplos de exames desta certificação por favor? Do nível fundamental?

    ResponderExcluir