Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

6 de fev de 2012

Desempenho = analytics + melhoria contínua

Por: Tiago Flores Dias
Em: http://www.baguete.com.br/artigos/1054/tiago-flores-dias/06/01/2012/desempenho-analytics-melhoria-continua-0


Não importa o tamanho de seu site ou quanto de pesquisa se faça em seu planejamento, a melhor forma de tomar uma decisão será sempre mensurar o comportamento do usuário tendo como base os dados concretos de acesso e navegação.
Durante todo o tempo que trabalhei com internet vi crescerem ideias erradas de como pessoas podem ter “feelings” do que o cliente precisa, conhecedoras e entendedoras de quem é o público alvo do cliente e o sobre o que ele faz na internet.
Sabe-se muito bem o custo e a importância da pesquisa neste processo e mesmo quando se tem em posse as melhores informações, ainda assim temos casos de projetos que não atingem as metas esperadas logo no início. É quando se dá o processo de maior importância na vida do projeto: o ciclo de melhoria contínua baseado nos indicadores de performance.
Já se vai mais de meio século, quando os japoneses tendo sua economia destroçada no pós guerra começaram a desenvolver uma metodologia que tinha como principal objetivo assegurar a qualidade dos produtos e serviços. Esta metodologia, conhecida como Kaizen, inspirou boa parte do conhecimento em gestão de qualidade das grandes organizações.
O diagrama abaixo representa de forma simplificada o ciclo PDCA.

 
Durante o processo de melhoria contínua de um website conseguimos definitivamente através de KPIs (indicadores-chave de performance) matematicamente mensurar a rejeição do conteúdo do site, o tempo de permanência, a origem do acesso, o caminho de conversão etc.
Desta forma conseguimos tomar decisões não baseados simplesmente em pesquisas anteriores ou mesmo impressões de especialistas mas em dados concretos sobre o usuário que está interagindo agora com o conteúdo.
Existem varias ferramentas de webanalytics no mercado, o Google disponibiliza de forma gratuita o Google Analytics.
Mas a estratégia de webanalytics nunca se restringirá a esta ferramenta.
Além de muita informação apurada diretamente com o cliente, uma das ferramentas de webanalytics mais importante é um velho conhecido dos profissionais de marketing, o teste A/B.
Muito utilizado na indústria para validar versões diferentes de um mesmo produto, na internet utilizamos o teste A/B para avaliar o comportamento do usuário enquanto interage com duas ou mais versões de uma página. O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para realizar este tipo de teste chamada Google WebSite Optimizer.
Quando se trata de marketing de desempenho, é essencial a utilização de webanalytics como uma ferramenta através da qual o profissional de marketing, aplicando a inteligência necessária, conseguirá atingir os objetivos que o seu cliente tanto precisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário