Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

28 de fev de 2012

Execução da Estratégia através da Visão por Processos

Por: Maurício Affonso dos Santos
Em: http://thebpmexperience.wordpress.com/2012/02/03/execucao-da-estrategia-atraves-da-visao-por-processos/


Acompanhando a implantação da gestão por processo em inúmeras empresas nos últimos anos, tenho visto a preocupação cada vem maior da alta direção em garantir o alinhamento destes processos com a estratégia definida para a organização. E, mais ainda, que estes processos auxiliem na execução efetiva destas estratégicas. Ao mesmo tempo, muitos autores já vem abordando, nos últimos dois anos principalmente, o tema relacionado à execução da estratégia, com o foco em garantir que esta saia efetivamente da esfera do planejamento e se transforme em ações realizadas e resultados alcançados.
Com esta preocupação, nós da ProcessMind, reunimos todas as experiências passadas em projetos de estratégia e/ou processos e consolidamos em um conjunto de atividades, cujo finalidade é garantir que uma empresa possa planejar e executar de forma efetiva tanto o planejamento estratégico como também as inovações e melhorias dos processos de negócio.
Denominamos este conjunto de atividades como Framework para Execução Ágil da Estratégia e Processos, fundamentado em cinco disciplinas de trabalho, executadas de forma sequencial para cada ciclo anual de trabalho.
  1. ARQUITETURA: tem como foco a definição do modelo de processos e das iniciativas estratégicas para o ano, bem como a priorização dos ciclos de trabalho e execução
  2. PLANEJAMENTO: tem como objetivo a análise e planejamento das ações para implantação das iniciativas estratégicas e processos de negócio. Elaboração dos painéis de indicadores
  3. IMPLANTAÇÃO: tem como foco a execução e acompanhamento das ações estratégicas e operacionais planejadas. Implantação dos indicadores de desempenho
  4. AVALIAÇÃO: tem como foco a análise periódica dos resultados dos indicadores e análise crrítica da implantação da estratégia e dos processos definidos
  5. GOVERNANÇA: tem como foco o estabelecimento de papéis e responsabilidades pela execução dos trabalhos, bem como garantir a disciplina em todas as rotinas de planejamento e análise planejadas.
Para cada uma destas disciplinas, existem processos que devem ser executados de forma disciplinada para gerar os resultados que toda empresa espera, isto é, que as ações saiam do papel e a estratégia seja implementada, alcançando consequentemente as metas definidas. Nos próximos posts vou procurar exemplificar como estamos fazendo isto em nosso clientes e também internamente na ProcessMind.

Nenhum comentário:

Postar um comentário