Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

29 de fev de 2012

O que é BPM?

Por: 4linux
Em: http://www.4linux.com.br/o_que_e_bpm


BPM significa Gerenciamento de Processos de Negócios (Business Process Management)
E o que é um Processo de Negócios? São passos ou atividades dentro ou fora de aplicações que juntos produzem um resultado para a empresa. Por exemplo, um processo de compra de equipamentos é um conjunto de passos que começa pela solicitação, passa pela aprovação, passa pela cotação, passa pela eleição e aquisição e finalmente para a entrega. Neste processo de aquisição, a etapa final pode ser um outro processo que passa pela integração aos ativos, etiquetagem, inserção a sistemas da empresa e no caso de ativos de TI a integrações dentro do ambiente de TI que por si só representam outro processo de negócios.
O que mais parece com BPM na vida real? A descrição de etapas de qualquer coisa que seja feita em uma empresa na forma de fluxos. A diferença entre fluxos (workflow) e BPM é que o uso de ferramentas permite integrar pessoas e aplicações. Em workflow o mais comum é definir regras e ordens de ação, mas as ferramentas são desconectadas.



BPMS significa Suite BPM que é um conjunto de ferramentas para modelar graficamente o que foi coletado pelos analistas de negócios, simular os processos em ferramenta que torna os processos desenhados em aplicativos e implementar os processos no ambiente do cliente. Além disso, BPMS permite que aplicações existentes possam ser integradas dentro de um processo de negócios.

Para que preciso de BPMS?
1) Automação de processos
2) Criação de processos que tem que ser seguidos através de automação
3) Medições de performance em cada etapa de um processo
4) Documentação e automação permitem que menos itens estejam apenas na cabeça de poucas pessoas.
5) Criação rápida de aplicações que resolvem questões de fluxos e de integração de ferramentas.
6) Garantia de ciência das partes envolvidas em cada processo.
7) Homogeneização da qualidade e da escolha dos clientes atendidos sem furar filas.
8) Conhecimento maior sobre cada etapa do processo permite repensar etapas e otimizar tempos e custos.
Isso tudo aproxima a área de tecnologia da gestão do negócio com ganhos não são apenas de redução de custo, otimização do tempo e reavaliação de processos.
Usar BPM e BPMS aumentam a eficiência e até mesmo a receita. Isso é retorno de investimento com racionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário