Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

8 de mar de 2012

BSC – IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES

Por: Paulo Amaral
Em: http://pauloamaral.blog.br/bsc-implementando-a-estrategia-e-gerando-indicadores/


Antes de sair tentando implantar o BSC  só porque alguém te disse que é bom , acredito que seja adequado conhecer o método MEG (Modelo de Excelência da Gestão) desenvolvido pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado  em 11 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. Fonte : FNQ
modelo excelencia BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES
Antes da implementação do BSC, devemos definir a estratégia corporativa, pois é através dela que iremos trabalhar os quatro quadrantes para desdobramento : (financeiro, processos, clientes e pesssoas), tudo isso logicamente baseado na missão, visão e valores da organização, traduzindo isso  em objetivos, indicadores, metas, PTO ( Planejamento tático operacional ) e planos de ação.
Neste post irei abordar tudo de forma simples. Para que inventar a roda não é mesmo ?
Para começar de uma olhada neste mapa mental  completo sobre a estrutura do BSC –  Vale a pena – Clique na imagem ou faça download !
balanced scorecard mapa mental 300x231 BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES

Partes do BSC

  1.  Missão,Visão e Estratégia.
  2.  A estratégia é desmembrada nas quatro perspectivas (financeira, processos, clientes e pesssoas/aprendizado) – mapa estratégico.
  3. Estes desdobramentos em Objetivos estratégicos ( OE )
  4.  Cada OE possui suas metas e KPI’s indicadores.
  5.  Em cima dos Indicadores temos os planos de ação ( PDCA ).
perspectivas do balanced scorecard 300x240 BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES

Possíveis GAPS

  • As pessoas não entendem o que deve ser feito
  • Resistência a mudanças
  • Sistemas limitados
  • Gerência resistente e não comprometida
  • Problemas de capacitação gerencial
  • Expectativas fora da realidade
  • Cronogramas para ” enfeitar ” paredes.
  • Verificar os FCS ( Fatores críticos para o sucesso ) veja esta ótima apresentação sobre FCS :


  • Na grande maioria das vezes trabalhar com a estratégia é fácil e as empresas não costumam ter problemas nesta etapa e sim ao implementar e desdobrar os indicadores.
  • Outro erro é envolver somente setores específicos e não comunicar isso a todos os colaboradores. Novamente afirmo que deve-se usar o método participativo.

Como Iniciar ?

Leia sobre os 9 passos para o sucesso da iniciativa no site BALANCED SCORECARD  - Building & Implementing a Balanced Scorecard: Nine Steps to SuccessTM
1 -Em primeiro lugar deve-se assegurar que a empresa já esteja com dua declaração de visão, missão e visão definidas.
Estudos mostram que em 90 % dos casos a Visão definida e divulgada não retrata a realidade da empresa e não havia sequer sido validada.
Então meu amigo, começar a trabalhar em uma visão equivocada é um grave erro. Evite isso e na dúvida contrate uma consultoria.
2- Formule a Estratégia – Verificar se já esta definida, caso contrário trabalhar fortemente o planejamento estratégio defindo, missão, visão, valores, estrutura, objetivos, cultura, negócio, fatores críticos para o sucesso (FCS ), análise swot, Macro ambiente, 5 forças de porter e outros.
( Lembre-se : a ferramenta BSC nada mais é do que a um mecanismo para a implementação da estratégia e não para a formulação da mesma).
Estratégia é uma corrida para chegar a uma posição ideal. Onde estou e onde quero chegar ?  Tem a ver com o planejamento estratégico.
planejamento 300x198 BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES
3 – Desdobre sua estratégia e crie o mapa estratégico juntamente com o corpo gerencial e alta administração. Exemplo de mapa estratégico. Clique para ampliar !
mapa bsc 300x195 BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES
4 – Defina as metas e indicadores mais importantes de acordo com o mapa estratégico e diretrizes da empresa – Nesta etapa não adianta medir coisas que ” não precisam ser medidas “. Use o bom senso, relevância e impacto. Metas devem ser factíveis. Neste ponto defina também as regras. Como vai ser medido e que índice usar. Algo que seja justo e de acordo com a realidade. Não é simples e deve ser muito discutido para não gerar problemas depois, principalmente se você usar isso para programas de PLR ( Participação nos lucros ).
bsc 300x225 BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES
Nota : As Metas devem ser pensadas e voltadas para o cliente e negócio. Não é o que você acha. Esqueça o modelo funcional por organograma ( falido e desatualizado). Tenha uma estrutura funcional por processos ( time ). Tenha um plano de execução e monitoramento das suas metas.
5 – Cobre os resultados dos responsáveis.
modelo 300x225 BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES
6 – Crie cronogramas de reunião com cada filial ou setor para discutir o cumprimento de metas e qual o plano de ação, corrigindo desvios ( Na realidade um PDCA ).
7 – Monitore os resultados constantemente.

Modos de medição

Você pode usar softwares proprietários  e livres – BI ( BUSINESS INTELIGENCE ) –  para ajudar na tarefa de gerenciamento de indicadores ou criar planilhas para isso.
Existe uma alternativa opensource brasileira chamada GEPLANES  que atende de certa forma os requisitos e facilita a criação de metas.  Baixe os fontes aqui !
Outra alternativa é o Pentaho e o o Qlickview  - Ótimas ferramentas. Tutorial Pentaho completo aqui !
Recomendo iniciar com algo mais mais simples e no futuro migrar para algo mais robusto dependendo da demanda e maturidade na organização.
No meu caso usei apresentações em powerpoint ( com excel embutido ) e uma planilha para gerar o ranking das unidades ou filias.
Chamei de GESTÃO A VISTA e para ficar mais bonito, você pode carregar os indicadores em um pc ligado em uma tela LCD para o escritório todo ver.
Esquema ou sugestão para medição de indicadores :
Gestão a Vista 1024x227 BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES





BSC E CRM
Para indicadores de vendas e relacionamento com clientes , use o bsc junto ao seu crm  pois de lá virão os dados para gerar seus indicadores:
crm 1024x683 BSC   IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA E GERANDO INDICADORES
Espero que aproveitem. Para quem quiser o modelo pronto do gestão a vista basta entrar em contato ou postar comentário.
Você pode divulgar os números usando quadros na fábrica, escritório ou de acordo com a sua imaginação.

Um comentário:

  1. Amigão, boa noite,

    Gostei do artigo, realmente, ficou bacana. Parabéns.

    Gostaria de dar uma olhada no seu Excel, pode me enviar?

    alexbsi@gmail.com

    ResponderExcluir