Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

14 de mai de 2012

13 ótimos livros sobre open innovation e crowdsourcing

Por: Crowdoque
Em: http://crowdoque.typepad.com/blog/2012/03/13-%C3%B3timos-livros-sobre-open-innovation-e-crowdsourcing.html


 image from socialbusk.files.wordpress.com
Apesar de ser fã de blogs, revistas e artigos, acredito que os livros ainda proporcionam uma síntese interessante das tendências globais e perspectivas. Em se tratando de inovação aberta e crowdsourcing, talvez os livros ofereçam um conteúdo muito mais completo, já que são poucos os blogs que tratam exclusivamente disso no mundo. Uma meia dúzia talvez.
Dessa forma, e para incentivar que vocês se aprofundem um pouco mais no assunto, listo os 13 livros que acho mais interessantes sobre inovação aberta e crowdsourcing:
  1. Outside Innovation: How Your Customer Will Co-Design Your Company’s Future – Patricia Seybold argumenta que as empresas devem buscar a inovação envolvendo ativamente e trazendo seus clientes para o processo de desenvolvimento de produto.
  2. Motivation in Open Innovation – Robert Motzek investiga os perfis motivacionais dos usuários inovadores a partir do ponto de vista do fabricante, utilizando o usuário como parte de um “kit de ferramentas”. A análise é baseada em dois estudos de caso, Spreadshirt e Threadless.
  3. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology – O mestre Henry Chesbrough sugere que as empresas se tornem mais permeáveis ao fluxo de conhecimento através de estratégias tais como a contratação  de professores e alunos de pós-graduação como consultores, patrocinando a pesquisa em universidades e investindo em parceria em startups de alta tecnologia.
  4. Open Innovation: Researching a New Paradigm – Oferecendo explicações teóricas e práticas para o uso (e limites) da inovação aberta, o livro examina a aplicabilidade do conceito, as implicações para os limites das empresas, o potencial da inovação aberta para ser bem sucedida, e as implicações para as políticas de propriedade intelectual e práticas.
  5. Open Business Models: How to Thrive in the New Innovation Landscape – Chesbrough não é o primeiro pesquisador a compreender o valor econômico superior de “bens intelectuais” na economia de hoje. Mas ele, certamente, é o pesquisador que pensou mais profundamente sobre as conseqüências disso para as empresas.
  6. Democratizing Innovation – Von Hippel apresenta um caso convincente para os benefícios de incentivar os usuários para inovar e um olhar verdadeiramente intrigante sobre a contribuição deles para o mundo até agora. Download grátis aqui.
  7. Wikinomics: How Mass Colaboration Changes Everything – Como defensor do peering, compartilhamento e open-source, Don Tapscott apresenta uma pré-visualização de como a inovação aberta irá mudar tudo.
  8. Innovation Happens Elsewhere: Open Source as Business Strategy – É um fato simples: independente de quão inteligente, criativa e inovadora sua organização seja, há pessoas mais inteligentes, criativas e inovadoras fora dela.
  9. The Wealth of Networks: How Social Production Transforms Markets and Freedom – Yonchai Benkler nos mostra como a internet permite novos métodos para a produção de bens baseados na participação pública.
  10. Group Genius: The Creative Power of Collaboration – Um especialista pioneiro na criatividade e inovação mostra o poder da colaboração para a criatividade organizacional individual.
  11. The Wisdom of Crowds – Enquanto nossa cultura confia em especialistas e desconfia da sabedoria das massas, o colunista do New Yorker, James Surowiecki, argumenta que “sob circunstâncias corretas, grupos são impressionantemente inteligentes, e muitas vezes são mais inteligentes do que as pessoas mais inteligentes neles.
  12. We Are Smarter Than Me: How to Unleash the Power of Crowds in Your Business – Em We Are Smarter Than Me, você vai descobrir exatamente como usar as redes sociais e a comunidade em seu negócio, levando a melhor tomada de decisão. As ações, ideias e estudos de novos casos no desenvolvimento de produto, fabricação, marketing, atendimento ao cliente, finanças, gestão e muito mais.
  13. The Global Brain: Your RoadMap for Innovation Faster and Smarter in a Networked World – Nambisan e Sawhney escreveram um livro que constrói uma ponte entre a inovação aplicada a uma rede orientada e sua aplicação. Um olhar refrescante sobre inovação e sua prática.
---
Update: Como bem lembrado pelo mestre Stefan Lindegaard, o décimo quarto livro da lista é "A Revolução da Inovação Aberta", do próprio Stefan. Para comprá-lo, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário