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15 de mai de 2012

Como evitar gastos desnecessários na estratégia de Big Data

Por: THOR OLAVSRUD
Em: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/05/11/como-evitar-gastos-desnecessarios-na-estrategia-de-big-data/


É preciso prestar atenção nas armadilhas que podem ser criadas em projetos que envolvem grandes quantidades de dados.


Big Data está se mostrando cada vez mais uma ferramenta poderosa que promete transformar os volumes massivos de dados de uma organização com inteligência, fornecendo uma visão profunda dos negócios. No entanto, tantos atrativos podem levar a empresa a uma armadinha caso não seja criada uma estratégia adequada de adoção do modelo.

"Big Data pode resultar em gastos desnecessários. É preciso ficar atento", diz Jeff Muscarella, consultor de gestão de gastos em TI da NPI Financial. Ele adverte que projetos de nessa área podem facilmente demandar investimentos de sete dígitos somando hardware, software e serviços. Além disso, os casos de sucesso apresentados pelos fornecedores perdem o brilho quando se tem contato com esses projetos. "Muitas vezes, eles não são tão perfeitos quanto parecem", afirma.

Isso não quer dizer que Big Data é um erro, alerta Muscarella. O significado disso é que as organizações que procuram basear suas decisões em dados e precisam começar a reunir informações sobre como um projeto desse pode impulsionar os negócios.

"Big Data não é apenas uma nova tecnologia", observa. "É uma nova tecnologia que busca solução para problemas que as empresas nunca resolveram. Isso é algo importante que os CIOs devem ter em mente”, completa. 

De acordo com ele, organizações que querem adotar uma estratégia de análise de grande quantidade de dados têm de realizar uma série de questionamentos: “Será que a tecnologia vai realmente gerar receita? Como e por quanto tempo?”. É preciso ter a certeza de que existe um foco nítido sobre a missão e o retorno do investimento do projeto.

Vá com calma
Ao pensar em um projeto de Big Data, não mergulhe de cabeça, adverte Muscarella. Dê o primeiro passo com ferramentas de código aberto como o Apache Hadoop e construa um caso de sucesso.
“Comece em pequena escala para provar o valor do investimento. Pergunte-se ‘se pudéssemos extrair esses dados de sensores ou cliques de web, como os resultados podem melhorar os negócios?’.”  

“Não fique preso em construir a infraestrutura ainda", acrescenta. "Faça uma prova de conceito primeiro e depois parta para a construção da solução. Suponha que, no entanto, você resolva o problema, provavelmente vai jogá-lo fora e começar de novo. Tudo bem, porque pelo menos não jogou dinheiro fora”, brinca.

Depois de comprovada a necessidade dos negócios, é hora de olhar para a infraestrutura necessária para gerenciar Big Data. Grandes projetos de dados de escala de petabytes e exabytes, têm de ter uma tecnologia de armazenamento adequada. Muscarella diz que apesar dos argumentos em favor dos fornecedores de centralizar a solução em um único provedor, é melhor aproveitar a virtualização.“Não centralize em um único fornecedor", aconselha. “Uma vez preso, sempre preso.”

Ele aponta que algumas empresas para as quais trabalhou decidiram centralizar a infraestrutura tecnológica em um único fornecedor. O acordo inicial parecia ideal, diz ele, mas quando o ciclo de atualização surgiu anos mais tarde, eles não tiveram escolha e as ofertas recebidas eram muito diferentes do que teriam escolhido.

Por isso, prossegue, use uma estratégia de múltiplos fornecedores. “Sobre o ciclo de atualização das plataformas, certifique-se de verificar todos os acordos para garantir que há a possibilidade de mudar”, aponta.

Além disso, tenha cuidado com o suporte de armazenamento. Verifique se o preço é justo e seja rigoroso sobre a identificação de hardware desativada no ambiente de armazenamento. Negocie também o custo de suporte do hardware nos acordos de nível de serviço.

Data mining + BI
Soluções e serviços de data mining e business intelligence (BI) são vendidos na maioria das vezes no contexto de um caso de negócio, o que significa que os vendedores certamente vão oferecer um business case gratuito, observa Muscarella. “Eles vão querer levar consultores para a instalação da empresa por vários dias, falar com o pessoal de negócios e ajudar a entender o que é possível conquistar com a estratégia de Big Data”, assinala.

"Eles vão fazer você se sentir muito bem sobre os gastos", diz Muscarella. "Mas esses casos de negócios são muitas vezes cheio de buracos, ou há muitas hipóteses otimistas."

É melhor, diz ele, pagá-los para efetuar a análise ou contratar um terceiro para realizar o estudo. Essa ação ajuda a conseguir uma avaliação mais completa e talvez até mais honesta.

Cuidado com o pacote Big Data
Se a companhia está comprando hardware, software ou serviços, evite acordos com diversas ofertas inclusas, adverte Muscarella. "Cuidado com os pacotes", diz ele, observando que os fornecedores muitas vezes oferecem um acordo no qual os clientes podem utilizar qualquer uma das ferramentas da empresa de forma gratuita.

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