Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

21 de jul de 2012

Gestão de Projetos ou Gestão de Pessoas

Por: 
Em: http://www.tiespecialistas.com.br/2012/06/gestao-de-projetos-ou-gestao-de-pessoas/


Em muitos projetos que participei, o mais difícil realmente está em gerenciar pessoas, tanto no que se refere a equipe de TI, interna ou externa, ou equipe de KeyUsers responsáveis por cada área da empresa.
Geralmente entendemos que a decisão por um novo sistema ou por uma mudança de processo ou por uma nova tecnologia seja decidida e planejada pela alta direção. Trata-se na realidade de uma decisão estratégica onde provavelmente muitas situações devem ter sido avaliadas, assim como seus impactos devem ter sido considerados e com isso, teoricamente, um plano de ação deve ter sido imaginado ou criado.
Quando estamos diretamente envolvidos num projeto – “Gestor de Projeto”, ou pelo menos o que deveria ser, muitos são os desvios que ocorrem naquilo que se imaginava inicialmente, por diversos motivos.
O que realmente gostaria de registrar são os movimentos que ocorrem entre os profissionais onde jamais consegui enxergar ou vislumbrar se quer uma ação positiva em relação a um determinado projeto. Todos os movimentos são na maioria das vezes contra o que a empresa decidiu. Os desgastes, a disputa pelo poder, vaidades, intrigas são muitas. Não entendo essa postura, principalmente porque estão colocando a sua própria posição em risco. Agir contra, significa criar resistências, ir contra aquilo que a empresa decidiu em fazer.
Ir contra alguma coisa tem o seu momento. Depois de tudo decidido, tem que abraçar e fazer o melhor que se pode para que tudo ocorra conforme desejado.

O papel do Gestor é comprometido se a alta direção não estiver preparada para planejar, organizar, direcionar e controlar. O caos poderá ser instalado por mais comprometido e eficiente que seja um Gestor ou Gerente de Projetos.
Então acredito que um bom Gestor é aquele que sabe lidar com pessoas e formar alianças para que sejam usadas em todo o ciclo do projeto. Ele não precisa ser um expert em tecnologia ele tem que ser um expert em pessoas. São elas que irão finalizar o projeto por bem ou por mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário