Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

6 de set de 2012

Diferença entre Gateways de Evento!

Por: Bruno Barrios
Em: http://bpmvision.blogspot.com.br/2012/08/diferenca-entre-gateways-de-evento.html


É muito comum ver pessoas se confundindo no momento em que vão utilizar um gateway de evento ou utilizando-os de forma incorreta para representar alguns fluxos do processo. Chegou o momento de acabar com todas as dúvidas relacionadas à eles!

Existem 3 tipos de gateways baseados em eventos:

  • Event-Based Gateway:
  • Exclusive Event-Based Gateway:
  • Parallel Event-Based Gateway:

O Event-Based Gateway(Gateway Baseado em Eventos) é utilizado para bifurcar o fluxo do processo baseado em um evento que ocorra antes de outro evento, ou seja, ao chegarmos em um fluxo de processo que aguarda por receber os documentos ou o prazo de expiração dos documentos, o evento que ocorrer primeiro inabilitará o outro evento. O fluxo seguirá a partir do evento que ocorreu primeiro.

No fluxo abaixo, após solicitar os documentos o fluxo aguarda receber os documentos ou aguardar 5 dias. O evento que ocorrer primeiro impede o outro evento de ocorrer e o fluxo segue normalmente. Se "Receber Documentos" ocorrer antes de "Aguardar 5 dias" então a tarefa "Analistar Documentos" será realizada e o evento "Aguardar 5 dias" será abortado juntamento com o fluxo no momento da decisão.

(Clique na imagem para ampliar)

O Exclusive Event-Based Gateway e o Parallel Event-Based Gateway sempre são gateways utilizados para instanciar o processo, então sempre são utilizados no começo do processo sem o Start Event(Bolinha Verde).

O Exclusive Event-Based Gateway funciona da mesma forma que o Event-Based Gateway mas só é utilizado quando se deseja deixar o Start Event implícito.

O processo abaixo funciona da mesma maneira do processo acima. Porém este omite os Start Events e os End Events.

(Clique na imagem para ampliar)

O Parallel Event-Based Gateway também é somente utilizado no começo do processo por se tratar de um gateway instanciador.

Quando utilizamos um Parallel Event-Based Gateway, para que o processo seja instanciado, é necessário que todos os eventos ligados ao gateway ocorram. Caso isto não aconteça o processo não é instanciado.

Na processo abaixo o processo só será instanciado depois que os eventos "Receber Documentos" e "Receber Fotos" ocorrerem. Antes disso o processo não será instanciado!

(Clique na imagem para ampliar)

Espero que com este post os gateways de evento tenham ficado mais fáceis de entender. Embora os gateways de evento Exclusive e Parallel não sejam muito usados, é sempre interessante saber como eles funcionam!


Se ficou ainda alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários. Será um prazer responder!





Nenhum comentário:

Postar um comentário