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Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

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2 de nov de 2012

Integrando soluções de Business Intelligence e Business Activity Monitoring

Por:  developerWorks Brasil
Em: http://imasters.com.br/desenvolvimento/integrando-solucoes-de-business-intelligence-e-business-activity-monitoring

Cada vez mais as empresas vem buscando soluções para analisar as diversas informações geradas em suas aplicações para permitir a melhoria do desempenho de seus processos de negócio, prever os desejos de seus clientes, desenvolver produtos que atendam tais desejos e, desta forma, estar à frente de seus concorrentes e aderente à normas e leis que regulam sua área de atuação.

Dentro deste contexto, uma solução de Business Intelligence (BI) é fundamental para permitir à empresa conhecer o perfil de seus clientes: o que eles compram? Quando eles compram? Qual região compra determinado produto?
O conhecimento sobre o perfil do cliente é importante para a empresa tomar decisões estratégicas, como por exemplo o desenvolvimento de um novo produto a ser comercializado para uma determinada região ou por um determinado canal.

Já uma solução de Business Activity Monitoring (BAM), auxilia a empresa na tomada de decisões operacionais para ajustes no processo de negócio no menor tempo possível. Esta decisão pode ser, por exemplo, o aumento na quantidade de vendedores em função do aumento da procura pelos produtos após uma campanha publicitária.

Produtos

Neste artigo foram considerados os seguintes produtos para implementação da integração entre uma solução de BI e de BAM:
  • IBM Cognos Business Intelligence
  • IBM Business Monitor

Valor de negócio

É comum que algumas tarefas executadas em um processo de negócio não sejam refletidas em informações na sua aplicação de negócio e, por conseqüência, na base de dados da solução de BI. Imagine a situação abaixo:
Uma empresa possui um processo de venda on-line de seus produtos onde é necessário que os clientes estejam cadastrados para efetivar a compra. Uma das etapas do processo é a validação do endereço informado pelo cliente. Quando um endereço não é validado pelo sistema, o cliente não consegue realizar a compra on-line.
Neste exemplo, o sucesso (ou insucesso) na validação do endereço é uma tarefa do processo de negócio que não é registrada no banco de dados da aplicação, mas é um evento que pode ser monitorado por uma solução de BAM.
A imagem ilustra, de forma simples, as principais atividades do processo de venda online do cenário citado como exemplo
Mensalmente, é executada uma rotina que recupera todas as informações das vendas realizadas e as alimenta na solução de BI, onde os executivos de negócio podem visualizar o desempenho da empresa em relação às metas previamente estabelecidas.
A imagem ilustra um exemplo de gráfico no Cognos BI onde é possível comparar a meta e o realizado na venda de produtos
Analisando as informações disponíveis na solução de BI, os executivos de negócio da empresa descobrem que a empresa está superando sua meta de vendas em 10%. Porém, em uma segunda análise, agora na solução de BAM, os gerentes operacionais descobrem que em uma determinada atividade do processo de venda on-line, vários clientes estão enfrentando problemas na tarefa automática de validação do endereço informado e, consequentemente, não conseguem efetuar o cadastro e finalizar a compra.
A imagem ilustra um exemplo de KPI do Business Monitor onde é possível observar que nem todos os endereços são validados no processo de vendas online
Com a correção deste problema, a meta de vendas poderia ser superada em 15%.
Se o problema se tratar apenas de uma falha na insfraestrutura de TI que suporta o processo de venda on-line, não há necessidade de uma decisão estratégica, bastando apenas as ações corretivas necessárias para normalizar a operação do processo.
Mas, e se esta correção exigir alterações em processos de parceiros de negócio e/ou órgãos responsáveis pela padronização dos endereços? O aumento nas vendas, gerado a partir desta correção, justifica o esforço necessário para realizar tal mudança?
O gráfico ilustra um exemplo de como seria a estimativa de venda dos produtos caso o todos os endereços fossem validados no processo de venda online.
Com base no cenário citado acima, é possível observar a importância da análise de informações históricas e características do processo de negócio que eventualmente não são armazenadas em banco de dados, mas que podem ser coletadas a partir de soluções de BAM. Desta forma, o executivos de negócio podem utilizar informações históricas para analisar situações dos processos de negócio com um visão estratégica de médio-longo prazo, enquanto os gerentes operacionais analisam as mesmas situações dos processos e tomam decisões operacionais para manter o negócio em operação.

 A solução

Existem diferentes opções para realizar a integração entre o IBM Business Monitor e o IBM Cognos Business Intelligence. São os requisitos de negócio que irão direcionar a melhor opção para sua empresa.
Neste artigo, é considerado um cenário onde a empresa possui os seguintes requisitos:
  • Prazos de retenção de dados diferentes: na solução de BI é desejado o armazenamento de dados históricos, coletados a partir de diversas fontes de dados da empresa. Enquanto que, na solução de BAM, o objetivo é monitorar os processos de negócio em tempo real e apenas os dados das duas últimas semanas precisam ser mantidos na solução;
  • Flexibilidade: apesar de estarem integradas, as soluções devem possuir certa independência em seus ciclos de vida. A forma de integração entre as duas soluções deve oferecer o menor impacto possível uma na outra.
É importante ressaltar que, no cenário descrito neste artigo, o foco principal é a solução de BI, que é a plataforma utilizada pelos executivos de negócio para analisar o desempenho de sua empresa e tomar decisões estratégicas de médio-longo prazo. Neste contexto, a solução de BAM deve ser entendida como mais uma fonte de dados para a solução de BI.
Assim como qualquer outra fonte de dados para uma solução de BI, o ciclo de vida de desenvolvimento de soluções de BI de sua empresa deve assegurar que eventuais alterações nos modelos de monitoração implementados no IBM Business Monitor sejam refletidas nos processos de integração e no modelo de dados do IBM Cognos Business Intelligence.
Com base nos requisitos acima, é possível tomar duas decisões que irão direcionar a forma como os produtos devem ser integrados:
  1. Evitar a conexão direta com o banco de dados da solução de BAM: isto porque os prazos de retenção de dados desejados para a solução de BAM são diferentes dos prazos da solução de BI e, desta forma, não permitirá a tomada de decisões estratégicas pelos executivos de negócio com base em informações históricas. A solução, portanto, é a extração periódica dos dados de monitoração dos processos de negócio;
  2. Gerar um arquivo com os dados de instâncias de monitoração dos processos de negócio: desta forma, o desenvolvedor dos processos de integração não precisa conhecer o modelo de dados do produto IBM Business Monitor e suas possíveis alterações em versões futuras do produto.
Os processos de integração entre o IBM Business Monitor e o IBM Cognos Business Intelligence podem ser desenvolvidos através de ferramentas de ETL (Extract, Transform and Load), que são mais apropriadas para a recuperação e tratamento de grandes volumes de dados e diferentes formatos. O IBM Infosphere DataStage é um produto que implementa processos ETL.
A figura ilustra como é feita a integração entre os produtos IBM Business Monitor e IBM Cognos Business Intelligence neste cenário.
  1. Periodicamente, devem ser gerados os arquivos CSV com os dados de instância de monitoração dos processos de negócio que precisam ser inseridos na solução de Business Intelligence. O comando instanceExport do IBM Business Monitor permite o desenvolvimento de um componente para automatizar esta tarefa. A periodicidade de exportação dos dados vai depender da necessidade de cada negócio, podendo ser, por exemplo, diária, semanal, quinzenal ou mensal, mas não deve ser maior que o prazo de retenção dos dados na solução de BAM;
  2. Um processo ETL lê os arquivos CSV e extrai os dados necessários. O processo ETL pode ser implementado, por exemplo, no IBM Cognos Data Manager;
  3. O processo ETL realiza as transformações necessárias e carrega os dados no banco de dados do IBM Cognos Business Intelligence.
Após estes passos, os dados históricos de monitoração dos processos de negócio estarão disponíveis aos executivos de negócio na solução de BI para tomada de decisões estratégicas, enquanto que o gerente operacional continua utilizando a solução de BAM para tomada de decisões operacionais para ajustar os processos de negócio em tempo de execução.

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