Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

18 de jan de 2013

Executando o Fluxo

Por: Bonita Solução
Em: http://bonitasolucao.wordpress.com/2013/01/16/executando-o-fluxo/


Continuando a série que estuda o BOS, iniciada neste post, vamos dar sequência ao postDesenhar o Processo IVA e executá-lo. Nosso objetivo é conseguir um servidor rodando o BOS, o BonitaXP e rodar o processo.
No final do post Desenhar(…), o processo ficou assim (clique aqui para baixar uma cópia):
Fluxo da inspeção veicular.
Fluxo da inspeção veicular.
Se você reparar, com exceção da primeira tarefa, todas as outras são automáticas, indicado pela engrenagem no canto superior direito:
automatic_task
Tarefa automática
Não queremos isso. Queremos que cada tarefa seja executada por uma pessoa. Precisamos, então, mudar todas as tarefas automáticas para manual. Fazemos isso da seguinte forma:
Clique sobre uma tarefa automática, para selecioná-la.
Clique sobre uma tarefa automática, para selecioná-la.
Primeiro, clique sobre uma tarefa automática, para selecioná-la. Observe que o painel de propriedades, no canto inferior esquerdo do BOS, vai mudar para mostrar os atributos da tarefa.
Na janela de propriedades, aba General, clique em Task type e selecione Human.
Na janela de propriedades, aba General, clique em Task type e selecione Human.
Na janela de propriedades, aba General, clique em Task type e selecione Human. Lembre-se: minha interface está em inglês, e a sua pode ter os termos traduzidos se estiver em português.
Ao mudar o tipo de tarefa, o BOS vai acusar um erro: não há ator definido. Por isso precisamos selecionar um ator. Normalmente, o ator muda conforme a tarefa em questão. Para simplificar, vamos usar um único ator para todas as tarefas do processo. Veja nas próximas figuras:

Mude para a aba de atores
Primeiro mude para a aba de Atores. Deixe Select actor dynamically selecionado e clique emChoose. Isso vai abrir a janela de seleção de atores:
Janela de seleção de atores.
Janela de seleção de atores.
Como ainda não criamos nenhum ator explicitamente, o único disponível é o Initiator. Simplesmente selecione-o e clique em Finish. Pronto! Essa tarefa está 100% manual. Agora repita esse procedimento para todas as outras tarefas e salve o processo.
O processo atualizado é mostrado abaixo. Ele está totalmente manual, ou humano, e essa versão pode ser baixado a partir deste link.
Processo todo manual.

Executando o Fluxo

Com o fluxo desenhado, e acreditando na promessa da propagana da Bonita Soft., basta salvar o processo e clicar em Play para executá-lo. E foi o que eu fiz:
O botão Run não rolou...
O botão Run não rolou…
Eu não sei o que eu fiz que possa ter causado esse erro. Eu já instalara e desinstalara o BOS algumas vezes no computador que estou usando para este estudo. Talvez uma dessas idas e vindas tenha estragado alguma configuração. Enfim, outro dia eu investigarei isso. O fato é que eu sou macaco velho e compus na mão o link correto. Para o caso de você precisar, ele é o seguinte:
http://localhost:9090/bonita/console/homepage?locale=default&theme=Inspecao--1.1#form=Inspecao--1.1--Pagar_Taxa$entry&task=Inspecao--1.1--3--Pagar_Taxa--it1--mainActivityInstance--noLoop&theme=Inspecao--1.1&mode=app
Repare nos nomes do meu processo, piscina e tarefa: se você usar nomes diferentes, seu link precisará ser atualizado.
Agora vai!
Agora vai!
Se vocês olharem no processo, verão que essa é a primeira tarefa. Como eu usei o atorInitiator, sempre que eu clicar no botão Submit o Bonita  vai exibir a próxima tarefa, até o final. Como o gateway não faz nenhum teste, o processo é encerrado logo após a tarefa Examinar Carro.

Bonita User Experience

Além da interface do iniciador, que é a página web aberta a qualquer um que queira instanciar um processo (desde que o Initiator seja o ator para isso), existe a interface do Bonita User XP, acessada diretamente no link http://localhost:9090/bonita :
Tela de entrada do Bonita User Experience (UserXP)
Tela de entrada do Bonita User Experience (UserXP)
O usuário principal é o admin, e sua senha é bpm. Ao fazer login caímos diretamente na caixa de entrada, Inbox, do UserXP:
Caixa de entrada (Inbox) do Bonita User Experience.
Caixa de entrada (Inbox) do Bonita User Experience.
Os casos instanciados tanto na tela mostrada anteriormente, quanto via Start a case, aparecem no Inbox, como na figura abaixo:
Um caso instanciado, em andamento.
Um caso instanciado, em andamento.
E por hoje é só! Próximo passo: adicionar atores e variáveis, para controlar o estado da inspeção.
Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário