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10 de mar de 2013

A importância de ITIL para os negócios

Por: Guilherme Strube
Em: http://www.blumenauti.com.br/noticia/a-importancia-de-itil-para-os-negocios


No atual mundo globalizado a TI passa a ser vista como parceira fundamental para os negócios e devido ao aumento de sua importância dentro da organização, a TI passou a ter várias desafios, como:
- Alinhamento entre os serviços de TI e as necessidades do negócio (atuais e futuras). Aumenta cada vez mais a necessidade da TI (Tecnologia da Informação) “entender o negócio”. Os investimentos em TI devem levar em conta os objetivos e estratégias do negócio;
- Complexos ambientes de TI. Grande diversidade de tecnologias, de diversos fornecedores e de plataformas distintas, trabalhando de forma integrada. Fato que muitas vezes dificulta a vida do gestor de TI;
- Negócio altamente dependente da TI. O grau de comprometimento da TI para com o negócio é bem maior. Qualquer tipo de indisponibilidade de serviços de TI, gera altos impactos para o negócio;
- Reduzir custos e riscos. O lucro da maioria das empresas, hoje em dia, está “muito pequeno”, então, qualquer redução de custos é interessante, pois, representará uma maior lucratividade. Ai entra a importância dos projetos de TI gerar valor ao negócio;
- Segurança das informações. Este é um tópico realmente importante, pois, praticamente todas as informações das organizações são armazenadas por meio digital e uma “simples tabela de clientes” apagada, pode arruinar todo o negócio e até mesmo levar uma organização a “fechar as portas”. Sem contar que uma invasão hacker, ou melhor dizendo, cracker, pode levar o nome da organização abaixo, pois seus clientes e parceiros não terão “segurança” com a mesma.
  • Indisponibilidade de TI causa perdas?
E muitas! Como vimos, a área de TI tem grande importância para os negócios. Qualquer parada gera impacto para o negócio, o que gera perdas financeiras.
Já pensou se a o serviço de cartão de crédito deixar de funcionar somente por uma hora? Quantas vendas serão perdidas? E se der uma pane na TI de um aeroporto movimentado, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo? Quantos empresários ficaram impossibilitados de participar de reuniões importantes? Quantos negócios poderão deixar de ser fechados? Qual o prejuízo para estas organizações? E mais, qual a perda na venda de passagens aéreas? Certamente que serão incalculáveis! Daí a importância da TI estar “a todo vapor”, 100% operante e com um bom plano de contingência, para no caso de acontecer algum imprevisto.
  • Impacto no Negócio
Um fato importante e que muitos desconhecem, é que o impacto de um incidente num serviço de TI, seja uma falha ou uma perda de performance, ocasionará uma perda a nível de serviço e o impacto que o incidente pode gerar no negócio é sempre maior que o tempo que se leva para restabelecer novamente este serviço.
Por exemplo: imagine que você tem um sistema de e-commerce hospedado num provedor X e este provedor passa por alguma instabilidade fazendo com que o serviço de banco de dados pare de funcionar. Quantos clientes deixaram de comprar? E os clientes que estavam confirmando a compra no momento que o sistema saiu do ar, será que eles retornarão depois para concluí-la? Quantos clientes irão buscar um concorrente seu e nunca mais retornarão ao seu site de e-commerce? E mais, quantos clientes farão uma propaganda negativa do seu site, fazendo com que você perca “possíveis futuros clientes”?
É, já deu pra perceber que os impactos são “incalculáveis”!
  • O que é ITIL?
Ciclo de vida ITIL
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é na realidade, um conjunto de boas práticas a serem aplicadas nos processos de serviços de TI, desde a infra-estrutura, operação, criação e manutenção de serviços, sendo o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito no mundo.
Desenvolvido pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e sob custódia da OGC (Office for Government Commerce), visa promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de TI, lidando com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI.
Apresenta um vasto conjunto de procedimentos e processos gerenciais organizados, através dos quais uma organização pode realizar sua gestão estratégia e operacional, visando alcançar o alinhamento tático com os negócios.
ITIL trás uma descrição detalhada sobre práticas importantes de TI que podem ser customizadas às necessidades da organização, fornecendo tarefas e procedimentos que possibilitam uma melhor estruturação dos serviços de TI, adequando-os às suas necessidades.
  • TI Orientada a Serviços
No “quadro atual”, a TI não é mais vista como um provedor de tecnologia, ela passa a ser vista como um parceiro de negócios, ou seja, deixa de lado seu modelo tradicional de atuação e passa a ser orientada a serviços.
Neste modelo, a TI busca entender a necessidade de seus clientes e com isso, planeja seu catálogo de serviços, seus processos internos e revê seus custos, levando-a a ter uma maior eficiência e eficácia dentro do negócio.
A ITIL vem ganhando cada vez mais popularidade entre os CIOs (Chief Information Officer) devido às inúmeras melhorias que suas práticas podem proporcionar  a TI e consequentemente, aos negócios. Dentre os principais benefícios, podemos destacar a qualidade de serviço, a melhoria no cumprimento de prazos de entregas, serviços mais bem elaborados em conformidade com às necessidades do cliente e segurança.

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