Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

26 de abr de 2013

Como reter talentos?

Por: Ricardo Barboza


O mercado de trabalho atual é caracterizado por uma concorrência feroz e dinâmica. O processo de detectar e, especialmente, reter talentos, é um complexo, mas essencial para qualquer empresa que pretende projetar aposta futuro em novas metas e aumentar a eficiência.

Em muitas empresas, pode ser uma total falta de gestão de recursos humanos, e muitas vezes leva a que os funcionários desmotivados, trabalhando ou fazendo atividades que estão acima ou abaixo de suas capacidades e habilidades. Sem dúvida, esta situação é totalmente contraproducente, porque ele funciona por inércia, desvalorizando os objetivos e diminuindo o potencial de crescimento.

O primeiro passo é identificar talentos dentro da empresa, para identificar padrões de comportamento que nos permitem formar grupos de trabalho ativo, dinâmico e eficiente. E o segundo passo, relacionado com o primeiro, mas que é mais importante, é o de manter o pessoal qualificado.

Há pouca dúvida de que a informação detalhada dos recursos humanos à nossa disposição é uma ferramenta fundamental para a gestão de talentos.

Uma vez que temos uma imagem clara dos talentos que temos na equipe, podemos fazer uma distribuição mais eficaz de responsabilidades. Mesmo com essa informação, podemos apostar em novas metas e pensar em um período de teste temporário para ver se estamos indo na direção certa. Estamos sempre a tempo de fazer mudanças, mas só podemos fazer isso se estamos convencidos de qual é o perfil comportamental de cada pessoa.

Todas as empresas em busca de talentos. Se nós temos dentro da empresa, detectar é fundamental e permitir-lhes desenvolver, é essencial. Hoje sabemos que os departamentos de recursos humanos são o coração de qualquer negócio, se preocupar com a melhor forma de gerenciá-los é a maneira mais fácil e segura para alcançar maior produtividade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário