Postagem em destaque

Procurando Profissional em Análise de Processos de Negócios, BPM, BPMS e Melhoria de Processos, para atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte?

Marco Gandra Brasileiro – Casado 41 anos - CNH B Nascido em Belo Horizonte e-mail gandraribeiro@gmail.com ...

Pesquisar neste blog

26 de set de 2013

DAMA Data Management Body of Knowledge (DAMA DMBOK)

Pessoal recebi uma dica fantástica do meu amigo Thiago Dolabella e compartilho com vocês:



O "corpo de conhecimento" sobre gerenciamento de dados é muito abrangente e está em constante crescimento. Guia do DAMA-DMBOK fornece uma introdução "definitiva" para gerenciamento de dados. Ele define uma visão de padrões, funções, terminologia e as melhores práticas, sem detalhar métodos e técnicas específicas. 


Guia para o Corpo de Gerenciamento de Dados de Conhecimento (DAMA-DMBOK) 2009 Quadro Funcional v.3


Escrito por mais de 120 praticantes de gerenciamento de dados, o guia DAMA® que estabelece um corpo de conhecimento em gerenciamento de dados (DMBOK®) é a mais impressionante compilação dos princípios do gerenciamento de dados e melhores práticas já montadas. Este guia oferece para o gerenciamento de dados, profissionais de TI, executivos, profissionais do conhecimento, educadores e pesquisadores uma estrutura de trabalho para gerenciar seus dados e as informações da infra-estrutura. O DMBOK® é equivalente ao PMBOK® ou BABOK®, fornecendo informações sobre Governança de Dados, Arquitetura de Dados, Desenvolvimento de Dados, Operações de banco de dados, Segurança de dados, Dados mestre e de referência, Data Warehousing e Inteligência de negócios, Gerenciamento de documentos e conteúdos, Gerenciamento de metadados, Qualidade de dados e desenvolvimento profissional. O DMBOK® faz referencia também ao dicionário de gerenciamento de dados da DAMA ( ISBN9780977140046). O DMBOK® esta disponível também em formato eletrônico (ISBN 9780977140084).
Como uma introdução oficial para o gerenciamento de dados, os objetivos do guia DMBOK® são:
  • Construir um consenso para uma aplicação, geralmente visível das funções do gerenciamento de dados;
  • Fornecer definições padrões para os usos comuns das funções do gerenciamento de dados, entregas, papéis e outras terminologias;
  • Documentar os princípios voltados para o gerenciamento de dados;
  • Apresentar uma visão geral neutra em relação a vendedores de soluções e produtos visando praticar boas práticas comuns, métodos e técnicas sabiamente adotados, e abordagens alternativas significativas;
  • Esclarecer o escopo e os limites do gerenciamento de dados;
  • Agir como uma referência que guia os leitores para recursos adicionais e para maiores entendimentos
Os editores são Mark Mosley, Editor de desenvolvimento, Michael Brackett, Editor de produção, Susan Early, Editor assistente, e Deborah Henderson (Presidente da fundação DAMA, e vice-presidente da Pesquisa e Educação da DAMA Internacional), e o posfácio por Michael Brackett.

Prefácio por John Zachman:

A publicação começou como não trivial, e necessária compilação de artigos e fatos de assuntos pouco entendidos do gerenciamento de dados orquestrados por algumas pessoas do capítulo da DAMA de Chicago. Como havia pouco material de referência de fundo sobre o assunto, foi o único na época. Cresceu para se tornar um manual pragmático dos praticantes e que certamente merece um lugar em toda pratileira dos profissionais que de alguma maneira estão envolvidos com o gerenciamento de dados.


SOBRE O AUTOR:

A DAMA Internacional é uma associação sem fins lucrativos, independente de vendedores de soluções e produtos, composta por profissionais técnicos e de negócios que se dedicam ao avanço dos conceitos e práticas para o recurso de gerenciamento de dados e a informação das organizações. O principal propósito da DAMA Internacional é promover o entendimento, o desenvolvimento, e a prática de gerenciamento de dados e informações a fim de apoiar estratégias de negócios. A DAMA Internacional tem capítulos em todo o mundo. Os membros da rede DAMA e outros profissionais compartilham ideias, tendências, problemas, e soluções. Acesse o site dama.org para maiores informações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário