Pesquisar neste blog

30 de jun. de 2011

Analista de Negócios ou Analista de Sistemas Parte 2

Gosto da definição do Paulo Vasconcelos da Finito (http://www.pfvasconcellos.eti.br/blog/)



Analista de Negócios = Análise de Processos + Engenharia de Software

ou

Analista de Negócios = Analista de Processos + Analista de Sistemas


Acredito que vemos surgir um novo profissional, talvez denominemos como "Arquitetos Corporativos”. Que terá a visão dos Processos e do Sistema, mas incluirão, características de outros profissionais como os antigos Analistas de O&M e os Analistas da Qualidade.

Em um PBM informatizado usando BPMS, necessitamos de muito mais do que conhecimentos de processos, BSC, Lean, PDCA , 6 Sigmas, BPMN e MASP, mas o profissional também terá de ter condições de apoiar a automatização do processo e para isso, outros skills são necessários: conhecer de SOA, Web Services, ESB, BEB, BI, RPM, Linguagem de programação (pelo menos JS para os formulários), DER, UML, BAM, BRE/BRM e etc...

Com todas essas ferramentas, o profissional necessita também de outro skill, o de Analista de Estratégia. Trabalhando com todas essas Ferramentas, juntas, para criar cenários preditivos e simulações dos processos, dando ao condutor do timão, um mapa para não cair em aguas turbulentas (ficou poético rs).
Não quero esgotar o assunto, apenas jogar mais lenha na fogueira, rs!

Um comentário:

  1. Bons comentários Gandra, mas acho que você olhou somente para dentro da TI. O Analista de Negócio, não é um cargo criado pela TI, nem mesmo para TI, ao contrário, ele está sendo adicionado a lista de profissionais da nossa área.

    Analista de Negócio é basicamente aquele que conhece o negócio, e que ajudará na direção do mesmo.

    Abraço,
    Mauricio Salles

    ResponderExcluir