Pesquisar neste blog

17 de jun. de 2011

Qual a melhor ferramenta de BPM do mercado?

Deparei-me com a seguinte pergunta, que acho pertinente, e creio que pode auxiliar outros: “Qual a melhor ferramenta de BPM do mercado? E em qual vale a pena se especializar?”. (Alex A.)

Resposta:

Está e a resposta de 1 milhão de Dólares. Na equipe que faço parte, estamos trabalhando na seleção de um BPMS. Primeiramente tínhamos 19 fornecedores. Fizemos a verificação das características presente nas soluções oferecida, analisando uma a uma. Comparando-as com os nossos requisitos e solicitamos que alguns fornecedores, que demonstraram que as suas ferramentas tiveram maior aderência ao nosso RFI (Request for information), realizassem uma apresentação. No final, ficamos com apenas três concorrentes em nosso shotlist. Esses passarão por prova de conceito, com objetivo de implantar um modelo fictício, mas que englobará as nossas necessidades. Isso demonstrará se a ferramenta realmente tem capacidade para nos atender.

Para ajudá-lo em sua escolha, veja o relatório do Gartner, lá você encontrará o quadrante mágico, que demonstra como cada fornecedor apresenta-se no universo BPMS:

http://agileelements.files.wordpress.com/2010/10/gartner-2010-bpms_-magic_-quadrant.pdf

Outra sugestão, você verá no link abaixo:

http://www.uni.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=33

Quanto à certificação profissional, há três abordagens:
* Feita pela OMG;

* Feita Sobre os preceitos do CBOK; e,

* Feita pelos fabricantes.

Como disse não há resposta fácil, o caminho é longo e cheio de armadilhas.

Compartilhe suas dúvidas.

Grande abraço.

Marco Gandra
www.twitter.com/marcogandra

Um comentário:

  1. Olá Renan, obrigado pela interação, as dicas já estão sendo seguidas, realmente a seleção está sendo muito metódica. Quanto ao BizAgi, não há modelador melhor que o dele (é o que mais gosto). Mas quando entramos em simulação, BAM, integração com o nosso Legado, BRM/BRE, SOA, ESB, múltiplos calendários e Dashbord com indicadores do negócio, o Bizagi deixa a deseja. Mas para Pequenas e médias implantações (menores que 100 usuários) usando apenas web services simples, esse BPMS deve ser avaliado, contudo, em uma implantação com mais de 100 usuários e usando servidores JEE, a tabela de preços entra em um patamar que o torna menos competitivo.
    Grande abraço e obrigado pela interação.

    Marco Gandra
    WWW.twitter.com/marcogandra

    ResponderExcluir