Pesquisar neste blog

30 de nov. de 2011

Pontos Fracos, Fortes, Ameaças e Oportunidades

Por: Ernani Marques
Em: http://athem.net.br/blog/2011/09/swot/






A análse SWOT é uma ferramenta de gerenciamento utilizada na formulação da estratégia. Auxilia na identificação de Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.
As Forças e as Fraquezas são fatores internos que auxiliam na criação ou destruição de valores à organização (exemplo: ativos, processos, habilidades, capacidades e recursos).
Oportunidades e Ameaças são fatores externos que podem auxiliar na criação ou destruição de valores à organização; e a organização não podem controlar, surgindo do movimento dos competidores, mercado, industria ou de fatores relacionados a questões: demográficos, econômicos, políticos, sociais, legais ou culturais (PEST).
Muito embora é definido dessa maneira, pode-se usar a técnica com foco totalmente interno ou com foco em um produto.
Trata-se de uma ferramenta de fácil utilização e com versatilidade que pode ser encontrada no PMBOK® (Guia de Gerenciamento de Projetos) como uma ferramenta de coleta de informações ao identificar riscos para o projeto . Já no BABOK® (Guia de Análise de Negócios) como ferramenta para identificar GAPs de capacidade, determinar a abordagem da solução, definir o business case e avaliar a preparação da organização.
E no ITIL (Information Technology Infrastructure Library) encontramos a técnica nos livros Estratégia de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
Para o processo, temos alguns passos:
1 – Definição do foco (interno, externo, produto, etc)
2 – Determinação dos envolvidos
3 – Criação da Matriz
4 - Conduzir as sessões para identificar cada um dos pontos (SWOT) para plotá-los nos quadrantes. Isso é bem legal quando utilizado com sessões de brainstorming.
5 - Definição de estratégias para cada um dos itens identificados.
Baixe um template >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário