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24 de nov. de 2011

Qual a diferença entre o Analista de Negócio e o Analista de Processo de Negócio?



Por: Rildo Santos




Autor: Rildo Santos (@rildosan) | 01 nov 2011



Introdução:
Neste post vamos apresentar as principais diferenças entre o Analista de Negócio e Analista de Processo, demonstraremos principais atividades, foco de atuação, competências, guia de práticas, alocação, certificação e como e quando eles devem trabalhar em colaboração


O Analista de Negócio:

Quem é o Analista de Negócio?

O Analista de Negócio pode ser um papel ou um cargo/função.
Segundo o Guia BABok, um Analista Negócio é qualquer pessoa que exerça atividades de Análise de Negócio, não importando qual seja seu cargo, função ou papel.
A Análise de Negócio não incluem apenas as pessoas com o cargo Analista de Negócio, ela também pode incluir outros profissionais, tais como: Analista de Sistemas, Analista de Requisitos, Engenheiro de Sistemas Corporativo, Analista de Processo, Analista de Produto, Gerente de Produto, Product Owner (SCRUM), Arquiteto de Solução Corporativa, Consultores de Gestão ou qualquer outra pessoa que execute as tarefas descritas no Guia BABok® , incluindo aqueles que exercem também disciplinas relacionadas, tais como Gerenciamento de Projeto, Desenvolvimento de Software, Garantia de Qualidade e etc.


Principais atividades do Analista de Negócio:
- Elaborar Anteprojeto ou Business Case para demonstrar ROI das soluções que atendem as demandas (necessidades, problemas e oportunidades) de negócio.
- Desenvolver soluções de negócio para atender as demandas (necessidades, problemas e oportunidades) de negócio
- Promover a integração entre as unidades de negócio (ou departamentos)
- Ajudar a desenvolver planos táticos
- Facilitar a comunicação entre as partes interessadas.


Foco de Atuação:
O Analista de Negócio atua desenvolvendo soluções para pessoas, processos, sistemas, tecnologias, sustentabilidade ambiental, conformidade legal, redução de risco, projetos sociais, gestão de risco, produtos (e novos produtos), serviços (e novos serviços), fusões e aquisições. Atua nos níveis tático e operacional.


Principais Competências do Analista de Negócio:
- Visão Holística do Negócio
- Capacidade Analítica e Solução de Problemas
- Conhecimento do Negócio
- Habilidade de comunicação e Interação (ou de Relacionamento)
- Liderança
- Conhecer Aplicações e Softwares

O Guia de Práticas:
O Guia BABok® 2.0, é  Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios, também conhecido como Guia de Práticas de Análise de Negócio.
Este guia foi criado, publicado e é mantido pelo IIBA (International Institute of Business Analysis) -
http://www.theiiba.org.br/
O guia BABok descreve as Áreas de Conhecimentos, Tarefas , Competências Fundamentais e Técnicas para Análise de Negócio.
O guia está alinhado com as práticas descritas no PMBok®, CMMI®, TOGAF (Arquitetura Corporativa), ITIL, COBIT, BPM, Método Ágil (Scrum)  e etc
Veja o Guia BABok 2.0 (http://bit.ly/CBAK_AN)
















Figura das Áreas de Conhecimento
Definição de Análise de Negócio:
“Análise de negócio é o conjunto de tarefas e técnicas usadas para funcionar como um elo de ligação entre as partes interessadas, com objetivo de compreender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções que permitem à organização atingir seus objetivos”

Alocação:
O Analista de Negócio poderá estar alocado em:
- BMO (Business Management Office) – Escritório de Gerenciamento de Negócio.
Mas também poderá atuar em uma unidades de negócio ou em Comitês, exemplo: Comitê de Negócio.



Certificação:

CBAP (Certificação Professional de Analista de Negócio)

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São Paulo: 05 a 08 de dezembro
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O Analista de Processo:


Quem é o Analista de Processo ?
O Analista de Processos é o profissional com as competências necessárias para promover corporativamente a visão horizontal e interfuncional dos processos com orientação ao propósito do negócio, cuidando dos processos primários, de gestão e de apoio conforme as práticas definidas da Gestão Por Processos da organização.
O Analista de Processos tem como objetivo ajudar os Donos de Processos no diagnóstico e nas propostas de melhorias contínuas.

Principais atividades do Analista de Processo:

- Compreender os processos de negócio
- Criar modelos, diagramas e desenho de processos para comunicar os processos
- Fazer modelagem, análise e propor melhorias de processos
- Ajudar a desenvolver planos de melhoria contínua
- Facilitar a comunicação entre as partes interessadas no entendimento dos processos, integração e resultados 


Foco de Atuação:
O Analista de Processo atua mapeando, modelando, melhorando os processos (primários – ou de negócio, suporte e de controle). Primariamente foco da atuação é sobre os processos que já estão instituídos na organização. Atua nos níveis tático e operacional.


Principais Competências do Analista de Processo:
- Visão Sistêmica
- Capacidade Analítica e Solução de Problemas
- Conhecimento do Negócio
- Habilidade de comunicação e Interação (ou de Relacionamento)
- Conhecimento de BPM, BPMN (e outras notações) e BPMS

O Guia de Práticas
:
O Guia BPM CBOK , é o  Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento.
Este guia foi criado, publicado e é mantido pelo ABPMP International (Association of Business Process Management Professionals) - 
http://www.abpmp-br.org/.
 Este guia descreve os conhecimentos comuns da prática de gerenciamento de processos de negócio no mundo, descrevendo suas Áreas de Conhecimento, Princípios, Técnicas, Tecnologias, Atividades e o Código de Ética profissional.
O Guia BPM CBOK trata dos Conhecimentos necessários para a execução do Ciclo de Vida do Gerenciamento de Processos de Negócio, tratando desde o Alinhamento Estratégico, a Orientação a Clientes, o Entendimento, Modelagem, Transformação de Processos, Alocação de Pessoas e Ferramentas, e da definição das estruturas necessárias para a Gestão Corporativa Por Processos.
Veja o BPM CBOK: http://bit.ly/CBOK_AP  (visão parcial)
















Figura das Áreas de Conhecimento 

Definição de Gerenciamento de Processo de Negócio:

Gerenciamento de Processo de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. 


Definição de  Análise de Processos:
A Análise de Processos é uma área de conhecimento que envolve uma compreensão dos processos de negócio, incluindo a eficiência e eficácia dos processos. São exploradas a finalidade e as atividades de análise de processos. Uma decomposição dos componentes e atributos do processo, técnicas analíticas e padrões dos processos também são abrangidos. O uso de modelos de processos e de outra documentação de processos para validar e entender processos atuais e futuros também é explorado. Vários tipos de análises, técnicas e ferramentas estão incluídos nessa área de conhecimento


Alocação:
O Analista de Processo poderá estar alocado em:
- Escritório de Processo
Mas também poderá atuar em uma unidades de negócio ou em Comitês, exemplo: Comitê de Melhoria Contínua.


Certificação:
- CBBP Certified Business Process Professional) - Profissional Certificado em Processos de Negócio
- OCEB (OMG Certified Expert in BPM) da OMG (www.omg.org)
Veja mais sobre certificação para profissionais BPM em:http://www.rildosan.com/2011/05/certificacoes-bpm-oceb-e-cbpp.html

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Conclusão:
Analista de Negócio e Analista de Processo tem atividades que são complementares e eles devem trabalhar em colaboração no desenvolvimento de soluções para que o negócio atinga seu objetivo.

Exemplo: Em uma demanda de negócio, que necessite de uma melhoria seja feita em processo de negócio, o Analista de Negócio vai desenvolver um Business Case para demonstrar a ROI (viabilidade técnica e financeira) do projeto de melhoria.
Entretanto, para desenhar a solução, que é parte do Business Case, o Analista de  Negócio deverá atuar em colaboração com o Analista de Processo.



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