Pesquisar neste blog

2 de dez. de 2011

Gerencie as Entregas de Modo Eficaz

Por: Ernani Marques
Em: http://athem.net.br/blog/2011/09/gerencie-as-entregas-de-modo-eficaz/


OS PROJETOS COMPREENDEM UM CONJUNTO DE ENTREGAS que, quando concluídos, constituem a completude do produto, serviço ou resultado total. Em projetos de desenvolvimento de software, a integração de todos os componentes é crucial para que o resultado final funcione adequadamente. Os componentes, é lógico, variam dependendo do tipo de software que está sendo construído. Então, os entregas (resultados práticos) são os componentes principais que deveriam ser planejados, monitorados e gerenciados ativamente, seguindo-se estas dicas:

Identifique os entregas. Entregas identificados esboçam a solução total; identifique a ordem em que eles devem ser criados e apresentados, identifique as métricas que devem ser usadas para monitorar e controlar seu desenvolvimento e apresentação e monitore seu progresso de forma ativa com relação à referência planejada e às métricas definidas. É muito importante dividir os entregávies em pacotes de código parciais; cada um deve ser criado para fornecer uma função especial no software.
Isso é especialmente importante para projetos/ambientes complexos, assim como para projetos desenvolvidos por terceiros. Não espere para receber todos os pacotes de trabalho no fim. É uma boa prática organizar a entrega do projeto em partes, seguindo um processo pré-planejado, de forma a deixar o entregável disponível a todos os membros da equipe de desenvolvimento de software para o uso em seu próprio ambiente de desenvolvimento.

• Monitore e controle os entregas. Definidos os meios pelos quais os pacotes de trabalho (partes funcionaisde código) serão construídos, monitorados e controlados; deve-se monitorar e controlar ativamente a fase de construção, para checar se o trabalho está sendo feito conforme planejado. Pontos de verificação, métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) devem ser compartilhados com todos os membros da equipe do projeto.
Nos pontos de verificação, os KPIs e as métricas devem ser avaliados contra o baseline e efetuar análise da tendência para identificar variações. Dessa forma, ações corretivas poderão ser efetuadas com base em métricas reais, em vez de basear-se em “pressentimentos” ou “boatos”.

• Gerencie os entregas. Quando houver antecipação de entregável, o código deverá ser testado e disponibilizado para um grupo pequeno de usuários. Esse grupo deve verificar se o código cumpre com todos os requisitos, antes de ser considerado finalizado. Essa abordagem ajuda a identificar problemas, de forma que ações corretivas possas ser tomada antes que osoftware seja disposto a todo o grupo de usuários.
Durante essa abordagem, é muito importante lembrar que todos os mini-entregas estarão prontos em fases e que devem ser testados de forma integrada (como uma “onda”). Se você esperar até que o conjunto completo de código seja entregue, você poderá receber um corpo de código cheio de erros/defeitos desconhecidos ou com comportamento inesperado. Como o produto/serviço/resultado foi construído com esses problemas, seu efeito fica tanto aprofundado quanto multiplicado, de forma que o custo e o tempo gastos para consertar todo o código que não funciona pode se tornar muito alto.
Você pode equilibrar e examinar a experiência do fornecedor no ambiente de sua empresa e no sistema versus a complexidade requerida pelo desenvolvimento e decidir se essa metodologia seria boa ou não para você. Em geral, ela é mais útil para soluções complexas ou para novas tecnologias/novas soluções.
Autor: Ernani Marques da Silva, MBA, PMP, PgMP -
Participação no livro
97 Things Every Project Manager Should Know – Editora O’Reilly
97 Coisas que Todo Gerente de Projetos Deveria Saber – Editora Alta Books

Nenhum comentário:

Postar um comentário