Pesquisar neste blog

29 de dez. de 2011

SCRUM, KANBAN e XP - Indo além de Projetos de TI

Por: Felipe Muller

Três Metodologias Ágeis e como usá-los em Projetos que não sejam de TI


Muitos gerentes de projeto que trabalham no desenvolvimento de software estão bem familiarizados  entregas e iteração constante em um método ágil. Mas agora, ágil está ganhando terreno em outras indústrias.Aqui está três populares metodologias ágeis, e como elas podem trabalhar em projetos que não sejam de desenvolvimento de software.


1. Scrum


Scrum tem encontrado seu caminho para uma variedade de organizações estruturadas por projetos, incluindo escritórios de advocacia e universidades.


Veja como ele funciona, de acordo com a Scrum Alliance:
  • A lista de desejos priorizados chamado product backlog é criado.
  • Durante a fase de planejamento, a equipe seleciona um pequeno pedaço do topo da lista que desejam, chamado backlog de sprint, e decide como implementar essas peças.
  • A equipe fornece um certo período de tempo, chamado de sprint, para completar o seu trabalho e cumpre a cada dia para avaliar seu progresso.
  • No final do sprint, geralmente de duas a quatro semanas, o trabalho deve estar pronto para entregar a um cliente.
  • O sprint termina com uma revisão de sprint e uma retrospectiva.
  • O próximo sprint, então, começa.
Para Scrum passar para outras indústrias, você teria que: "quebrar os requisitos para um discreto conjunto de itens que poderiam ser trabalhados em um conjunto de iterações", diz Bob Tarne, PMP, engagement manager para IBM Software Group em Lenexa , Kansas, EUA.

Ele usou o exemplo de trabalhar com um editor e ilustrador em um projeto de publicação."Nós quebramos o livro em capítulos e começamos a primeira iteração com o capítulo um", diz ele."Nós escrevemos, ilustramos e realizamos a edição  dentro de um [Sprint]. Nós revisamos no final do [Sprint] e, em seguida, planejamos a iteração dois com o segundo capítulo. "

2. Kanban

Com raízes na indústria automobilística, Kanban é adaptável a projetos que não sejam de desenvolvimento de software, especialmente de recursos humanos e legal, porque os seus princípios não estão associadas a qualquer prática específica, afirma Abdiel Ledesma, PMP, proprietário do Grupo Equation no Panamá e presidente da PMI Capítulo Panamá.Esses princípios são:
  • Visualize o fluxo de trabalho.
Isto pode ser feito usando um cartão de parede, com as colunas representando os estados ou etapas do fluxo de trabalho e as cartas que representam os itens de trabalho.



  • Limite o andamento do projeto. 
"Se a sua equipe estava trabalhando em cinco itens de uma vez e não a fez progressos, reduza esse número para dois ou três", diz Sliger diz. "Selecione o mais importante, os itens de trabalho mais valiosos. Trabalhe sempre na próxima coisa mais importante."



  • Gerencie o fluxo.
O fluxo de trabalho através de cada estado ou etapa deve ser ativamente monitorado, medido e relatado, a fim de avaliar os efeitos positivos ou negativos de mudanças incrementais e evolutiva.



  • Tornar explícito as políticas dos processos.
Garantir uma compreensão explícita do mecanismo de um processo para alcançar uma discussão racional e objetiva dos problemas e facilitar o consenso em torno de sugestões de melhoria.


  • Melhore de forma colaborativa.
Kanban para realmente funcionar, as equipes devem colaborar. "Kanban é bom como qualquer outro método ágil, em que a equipe tem que se reunir para planejar, diariamente preferencialmente em pé, e pode optar por fazer retrospectivas para inspecionar e adaptar o seu processo", diz a Sra. Sliger. "Todos esses itens, e mais envolver a colaboração e melhoria contínua."

Para se adaptar a um projeto de recursos humanos, por exemplo, visualizar o processo de contratação através de uma placa de Kanban. Categorias na placa seriam incluir uma coluna para os candidatos que enviaram currículos, uma coluna para os candidatos que estão qualificados para a posição e uma coluna para os candidatos que se mudaram após o processo de entrevista por telefone. Apoio que fluxo de trabalho com um documento que define quem é responsável por esses diferentes papéis e processo de kickoff o com uma pequena reunião com a participação de todas as partes interessadas.3. Extreme Programming (XP)

O nome por si só pode desligar-se muitas equipes de projetos trabalhando em projetos fora desenvolvimento de software e eles podem estar certos. 


2. Kanban


3. Extreme Programming


XP se concentra em desenvolvimento orientado a testes, lançamentos de pequenas "releases",  e uma estrutura de equipe que inclui o cliente, enquanto que as abordagens tradicionais de gerenciamento de projeto, geralmente adotam, diz Mr. Tarne.


Muitas das regras para esta metodologia ágil são projetadas especificamente para tratar de codificação, projetar e testar. Ter planejamento, por exemplo: Um projeto tradicional faz planejamento na frente; XP diz para planejar o lançamento a um nível elevado, mas o plano de cada iteração em seu início (ou a cada duas semanas).


Mas XP oferece algumas lições aprendidas para projetos além de TI.


"O mais poderoso das práticas ágeis é o reconhecimento das pessoas como o ativo mais valioso de projeto e  a liderança como catalisador", disse Ledesma diz. 


"XP tem cinco valores que podem ser enfatizado em muitos tipos de projetos (além desenvolvimento de software) : Simplicidade, comunicação, feedback, respeito e coragem". Esses valores podem, e devem ser aplicados a todos os projetos em todos os setores, o Sr. Tarne diz. "Comunicação é um grande exemplo", diz ele. "Eu vi uma série de projetos que  descarrilou por causa das comunicações pobres".





Nenhum comentário:

Postar um comentário