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30 de dez. de 2011

Sistemas baseados em Arquitetura Empresarial – Um fator crítico para o alinhamento estratégico


Sistemas baseados em Arquitetura Empresarial – Um fator crítico para o alinhamento estratégico

É de grande importância que ao realizar o desenvolvimento de aplicações, seja levada em consideração a arquitetura empresarial da organização, que posteriormente será vital para a evolução dos processos, qualidade e integração entre os sistemas de informação que os suportam, além de alinhar as necessidades de áreas de negócio, com requisitos a serem percebidos pela área de TI. O planejamento de uma arquitetura de TI deve estar alinhado à estratégia da organização, de forma, que o negócio seja de fato compreendido pela área responsável pelo desenvolvimento da arquitetura de TI e Informação, proporcionando em médio prazo, maior integração e reutilização de dados e funcionalidades, além de maior agilidade no atendimento aos requisitos do negócio, devido ao fato da arquitetura de informações prover uma estrutura escalável, baseada na estratégia organizacional.Em muitas organizações, o desafio está em prover o alinhamento e integração entre seus setores, tornando seus processos, desde os gerenciais aos ligados ao core, mais planos, evitando desta forma, a inconsistência de dados e informações, provendo, uma maior integração entre as áreas de negócio. Ainda há empresas, por exemplo, que possuem informações inconsistentes, devido à segregação de sistemas e bases de dados que ‘não se falam’, atuando sem comunicação alguma. Esta ainda é uma realidade em muitas organizações, há processos de negócio que passam por diversos sistemas de informação, sem integração entre bases de dados, aumentando o nível de incerteza e inconsistência de informações, acarretando o desperdício de recursos e muitas vezes prejuízos, devido ao retrabalho e ineficiência de processos organizacionais.A crescente automatização de processos nas empresas, durante as últimas décadas, tem feito da TI um fator crítico de sucesso para as organizações, tendo em vista que esta área é responsável por manter todas as informações e base de conhecimento empresarial, além de suportar a praticamente todos seus processos, que são executados com o suporte de seus sistemas.
O levantamento da arquitetura empresarial não é uma atividade que deve ser atribuída exclusivamente a TI, mas que necessita primeiramente de apoio da alta direção, e participação de todas as áreas de negócio, no levantamento de arquitetura de processos e dados, tendo em vista, que deverá estar focada nos processos a serem suportados. Inicialmente, o projeto de levantamento demandará de mais tempo e provavelmente recursos, mas é de grande importância, tendo em vista que proporcionará uma maior integração de dados organizacionais e processos, além de prover uma estrutura fundada na evolução da arquitetura de TI, através de níveis maiores de abstração de dados, acompanhando o crescimento e provável expansão da organização e seus sistemas de informação, posteriormente.
Uma arquitetura de informações baseada na arquitetura empresarial proporciona a organização, sistemas de informação com maior simplicidade, orientados ao suporte a processos, e integração de dados e informações, com foco no atendimento aos principais objetivos e processos da cadeia de valor da organização, além da evolução dos processos de negócio, e a própria evolução dos negócios da empresa. Esta é uma atividade que pode demandar bastante tempo, dependendo do porte da organização, e sua arquitetura de sistemas, tendo em vista que possui um foco na integração entre aplicações e bases de dados. É bastante aplicada durante projetos de integração de soluções já existentes, ou mesmo, durante programas de atualização tecnológica, sendo esta segunda, em muitas ocasiões, uma oportunidade não só para migrar plataformas e aplicações, como também prover a integração destas, gerando resultados esperados e integração entre processos organizacionais.
Desta forma, a TI pode entregar valor ao negócio, através da redução do gap existente entre equipes responsáveis pelo desenvolvimento de aplicações, administração de sistemas, e áreas de negócio, que são as principais partes interessadas desta atividade, além de preparar a médio e longo prazo, uma estrutura capaz de suportar a evolução de seus sistemas de informação e melhoria de comunicação entre os setores da organização.

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