No post anterior, observamos uma visão geral do MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas). Agora percorreremos o fluxo de tarefas ligadas ao primeiro passo da metodologia.
PASSO 1
|
IDENTIFICAÇÃO
DO PROBLEMA
|
||
Fluxo
|
TAREFA
|
FERRAMENTAS EMPREGADAS
|
OBSERVAÇÃO
|
1
|
Escolha do Problema
|
Diretrizes gerais da área de trabalho (quantidade, custo,
atendimento, o moral do time, segurança)
|
Um problema é um resultado indesejável de um trabalho (esteja certo
de que o problema escolhido é o mais importante baseado em fatos e dados).
Por exemplo: perda de produção por parada de equipamento, pagamento em atraso,
percentagem de peças defeituosas, etc.
|
2
|
Histórico do Problema
|
Gráficos / Fotografias (utilize sempre dados históricos)
|
Qual é a frequência do problema?
Como ocorre o problema?
|
3
|
Mostrar perdas atuais e ganhos viáveis
|
Planilhas, orçamento, etc.
|
O que se está perdendo? (custo da qualidade).
O que é possível de ganhar?
|
4
|
Fazer a análise de Pareto
|
Análise de Pareto
|
Análise de Pareto permite priorizar temas e estabelecer metas numéricas
viáveis. Subtemas podem também ser estabelecidos se necessário.
NOTA: Não se procuram causas aqui. Só resultados indesejáveis.
As causas serão procuradas no passo 3 do MASP.
|
5
|
Nomear responsáveis
|
Nomear
|
Nomear a pessoa responsável ou nomear o grupo responsável e o líder.
Propor uma data-limite para ter o problema solucionado.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário