Em: https://plus.google.com/u/0/105955371470276135897/posts
Depois de meses de procrastinação, finalmente tirei um tempo para começar este blog (ou o que quer que seja neste turbilhão da web 2.0). Ainda não sei bem a que veio, nem sei se é uma boa ideia já de cara dizer isso aqui, mas prometo que vou me esforçar para dar um direcionamento na medida em que as idéias forem aparecendo e conteúdo for emergindo. Só posso adiantar que tem como foco temas ligados à carreira na área de TI (principalmente em órgãos públicos), concursos públicos, entre outras temas de interesse acadêmico, profissional e do cotidiano.
E já que BPM (Business Process Management. Em português: Gestão de Processos de Negócio), além de ser um tema relevante no mundo corporativo, é um tema recorrente nas provas de concursos na área de TI, neste primeiro post vou tecer alguns comentários sobre a certificação OCEB Fundamental (OMG Certified Expert in BPM™), cujo exame realizei na última sexta-feira, 4 de novembro de 2011. Esse programa de certificação da OMG (http://www.omg.org/oceb/) tem como objetivo prover a profissionais conhecimento, técnicas e habilidades em BPM. Essa certificação serve tanto para profissionais de área tecnológica, mais envolvidos diretamente com o desenvolvimento das aplicações quanto com os profissionais da área de negócio, envolvidos com a gestão do negócio, gestão do projeto e com a estratégia. Hoje sabemos que essa divisão de papéis se torna cada vez mais complexa e surgem mais e mais cargos relacionados ao mundo de TI e de sua gestão. Assim, torna-se importante criar um ponto de partida em comum para os profissionais do lado técnico e do lado do negócio (se me permitem colocar desta maneira simplista). Nesse sentido, a OMG criou seu programa de certificação para ambos tipos de profissional, mas partindo de um mesmo exame, o Fundamental. A partir daí, o programa evolui em ambas as áreas, conforme mostrado na figura.
BPM é uma disciplina de gestão que evoluiu a partir das ondas de qualidade total e reengenharia de processos (BPR). Grosso modo, ela incorpora o conhecimento dessas ondas de gestão, mas é repensada em um novo contexto em que a tecnologia da informação passa a ter valor estratégico para as organizações. No cerne da disciplina encontram-se os fundamentos de processos. Processo nada mais é do que uma forma - dentre inúmeras - de representar ou descrever as atividades que uma organização realiza, transformando entradas e entregando valor. Essa abstração permite que se facilite o diálogo, o aprendizado, o debate e o projeto de novas situações de trabalho (ou seja, facilita o levantamento do AS IS e a a construção do modelo TO BE). Naturalmente, representar graficamente esse conjunto de atividades, entradas e saídas é uma necessidade, dada a capacidade de síntese e de compartilhamento mesmo para usuários que não estejam familiarizados com qualquer notação. O fluxograma, velho conhecido dos engenheiros e analistas de sistemas, é a representação gráfica "original" para os processos. Com o passar do tempo, a partir da noção de fluxograma, diversas notações gráficas foram surgindo, cada uma com sua história. As mais conhecidas são a EPC, a IDEF e a BPMN, essa última adotada como padrão pela OMG e inclusive cobrada no exame.
Para quem não conhece nada do assunto, mas é da área de administração ou engenharia de produção, pode ser interessante partir direto para alguns livros como o organizado por Roquemar Baldam e Rogério Valle: Gerenciamento de Processos de negócios. 2. ed. São Paulo: Érica, 2007. v. 1. 240 p. Já para profissionais de qualquer área que não possuam qualquer conhecimento prévio em BPM, um curso interessante que pode ajudar bastante - tanto para atuar profissionalmente em mudanças de processos nas empresas quanto para resolver questões cobradas em algumas provas de concurso público - é o curso on line ministrado pelo Prof. Flavio Pinheiro. Além de ser uma porta de entrada para conhecer o assunto, o curso prepara o candidato para o exame OCEB Fundamental, sendo organizado em módulos correspondentes às áreas cobradas no exame.
Oi Marco, Tudo bem?
ResponderExcluirVou fazer esta prova também.
Por acaso, você possui algum simulado que possa disponibilizar?
Obrigada.
Olá, tudo bem. Não tenho material, contudo sugiro que veja o site:
ResponderExcluirhttp://www.tiexames.com.br/curso-OCEB-BPM-Expert-Fundamental.php
Abraço,
Gandra
Marco, tudo bem?
ResponderExcluirGostaria de saber como faço essa prova, sou novo no assunto, mas já trabalho a dois anos com gestão de processos. O teste é apenas em inglês? e onde faço a inscrição?
Obrigado
Olá Paulo, obrigado pela interação.
ResponderExcluirAmigo, eu não fiz essa prova, mas para ter mais informações entre em:
http://www.omg.org/oceb/
Grande abraço,
Gandra
Olá Marco,
ResponderExcluirJá sou certificado pelo exame da OMG fundamental. Gostaria de saber se vocÊ conhece algum lugar que dê o treinamento para o níveis intermediários e avançados?
Boa tarde,
ResponderExcluirAlguém tem exemplos de exames desta certificação por favor? Do nível fundamental?