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16 de fev. de 2012

Coisas da Qualidade - KAIZEN - CEP - 5S - 6 Sigmas

Por: qualidade.com.br

KAIZEN
Em: http://www.qualidade.com.br/internas/int1.php?item1=39&item2=63&item3=&idIntA=29


Conhecido como KAIZEN , KAI = modificar e ZEN = para melhor, ou seja, modificar para melhor ou melhoria continua, tem sido o conceito mais importante da administração japonesa e é responsável pelo seu progresso industrial e sucesso competitivo.

Partindo do princípio de que sempre é possível se fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que algum tipo de melhoramento tenha sido feito.

Pode-se dividir o Kaizen em 2 partes:

Técnica – Descobrir e eliminar todas as atividades que não agregam valor ao produto, ou a eliminação total dos desperdícios.
Humana – Total envolvimento de todos na empresa com a pré-disposição para mudanças.

Pode-se dizer que o KAIZEN é uma estratégia de melhoramento que reflete um esforço constante para oferecer produtos melhores a preços menores. Nesta filosofia estão inclusas uma série de técnicas que envolvem a manutenção de máquinas, controle de tempos na produção, controle de qualidade de produtos, sugestões de funcionários, atendimento ao cliente entre outras atividades.

Algumas atividades como o Programa 5S e a TPM (Manutenção Total Produtiva) fazem parte da filosofia KAIZEN que busca trazer os seguintes resultados:

1)Reduzir custos;
3)Eliminar desperdícios;
4)Reduzir o tempo de troca das ferramentas;
5)Aumentar a produtividade;
6)Nivelar a produção;
7)Reduzir o transporte


CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO
Em: http://www.qualidade.com.br/internas/int1.php?item1=39&item2=60&item3=&idIntA=26


A função básica do controle estatístico de processo é padronizar a produção de forma a evitar a variabilidade. A variabilidade como o próprio nome diz, são as variações ocorridas nas especificações dos produtos finais de uma organização. Essa variação compromete o sistema de qualidade visto que alguns produtos deverão ser retrabalhados ou simplesmente sucateados.

Uma ferramenta importantíssima no controle estatístico de processo é a estatística. Através dela efetua-se coleta de dados no processo e formaliza-se uma padronização que deverá ser acompanhada de perto pelos envolvidos no processo de produção.

Existem formas de implantação deste procedimento que devem ser observadas para garantir seu êxito. A primeira delas é selecionar o processo que será utilizado para aplicação do controle estatístico. A prioridade é escolher processos cujos produtos possuem grandes índices de rejeição ou necessitam de grande controle de inspeção.

Os processos cujos produtos possuem grandes índices de rejeição ou necessitam de grande controle de inspeção. Os processos que estão sendo executados harmoniosamente serão analisados posteriormente, pois se não existem sintomas de anomalias não requerem uma preocupação inicial.

O CEP informa quando agir e quando não agir. Se a ação for tomada oportuna e adequadamente ela se mostra econômica e eficaz. Quando se age no processo estamos nos orientando para o futuro e com isso evitamos o desperdício.

O CEP é uma ferramenta para a “operação de produzir com qualidade”.


PROGRAMA 5S

Por falta de conhecimento, alguns entendem que o programa 5S é somente uma forma de organizar e  limpar um escritório ou um setor da fábrica.
Varias empresas que acreditam ter implantando o 5S, se limitam a descartar alguns utensílios, organizar e limpar o que sobrou, pintar paredes e fachadas.

"Pronto, implantamos o 5S ! " - dizem os diretores e gestores.

Se o 5S só fosse isso, chamaríamos faxineiros e pintores para sua implantação.
O Programa 5S é muito mais do que isso, trata-se de uma mudança de cultura dentro da organização, por isso é fundamental a participação e envolvimento da alta gerência em projetos deste tipo.

A diferença entre o Programa 5S e o Housekeeping é que o segundo se limita aos 3 primeiros S.

O 5S, recebe este nome porque é representado por 5 palavras japonesas iniciadas pela letra S:

1) Seiri: Separar e descartar;
2) Seiton: Ordenar e Organizar;
3) Seiso: Limpar e inspecionar;
4) Seiketsu: Padronizar;
5) Shitsuke: Auto-disciplina;

Os 3 primeiros S, são simples de serem executados e impressionam num primeiro momento, mas não trazem resultados efetivos na prática. O quarto e o quinto S, são os mais importantes para a organização. Numa empresa que realmente pratica o 5S, todos combatem o desperdício de tempo e de recursos em geral.

Funcionários têm prazer em cuidar de seus equipamentos, o espaço de trabalho é agradável, o risco de acidente é menor, a produtividade é maior e o índice de absenteísmo é menor.

Muitas vezes a organização que tenta implantar o 5S não explica quais os objetivos do projeto, não faz com que o trabalhador entenda que esta é uma forma de tornar o ambiente de trabalho melhor, favorecendo as relações de cooperação e trabalho em equipe.

É importante lembrar que o 5S não é a solução de todos os problemas de qualidade, mas é o primeiro passo para projetos mais audaciosos como a certificação das normas ISO por exemplo.

Após conhecerem o 5S, as pessoas da organização estarão mais dispostas a mudarem para melhor, facilitando a implantação de qualquer outro programa de qualidade, é por isso que o 5S é considerado como a base para a qualidade total.

O grande desafio nas empresas brasileira é a disciplina, pois a tendência é relaxar e com o tempo a empresa volta a ser o que sempre foi e fica claro que não houve a mudança de cultura, que é fundamental para o sucesso e manutenção do programa.


SEIS SIGMA


O seis sigma é uma técnica relativamente nova criada pela Motorola na década de 80. Essa técnica utiliza como base para análise e decisões as ferramentas da estatística como gráficos e diagramas.

É importante salientar que o seis sigma não criou nada de novo ou diferente, apenas utilizou-se de metodologias anteriores como a qualidade total, garantia da qualidade e gerenciamento de processos. O que o seis sigma fez, foi juntar tudo isso de forma coerente e muito lógica.

O seis sigma é aplicável tanto em indústrias de manufatura, como também em empresas de serviços como bancos, empresas do setor de transportes, fornecedores de serviços para indústrias etc.

Com o Seis Sigma implantado corretamente teremos um processo que não gera mais do que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.

Entenda defeitos como problemas em geral e sabemos que todas a empresas têm problemas, veja alguns:

  • Perda de mercado
  • Gastos Exagerados
  • Devoluções
  • Faturas não pagas no tempo certo
  • Previsões não confiáveis

Com a aplicação do Seis Sigma os problemas são analisados até que suas causas sejam realmente identificadas, sendo assim, implementar o seis sigma cria em uma organização a cultura interna de indivíduos preocupados com a qualidade e educados para uma metodologia padronizada de caracterização, otimização e controle de processo. 

Seis Sigma é uma estratégia de melhoria da competitividade e rentabilidade, que fornece uma série de técnicas e ferramentas estatísticas para eliminar desperdícios e obter melhorias extraordinárias na qualidade e produtividade.

No patamar de qualidade Seis Sigma, as ocorrências de falhas nos processos são reduzidas a menos de 3,4 peças defeituosas por milhão de unidades produzidas. Tradicionalmente, as empresas toleram processos com desempenho nos níveis 3 e 4 sigma, com falhas entre 6.200 e 67.000 partes por milhão. Empresas que conseguiram evoluir do nível 3 para o nível 6 sigma reportam reduções de custos equivalentes à cerca de 20% de sua receitas brutas.

A abordagem Seis Sigma tem se mostrado valiosa para todos os tipos de organizações: indústria, comércio, serviços e governo.  Os benefícios alcançados por estas organizações incluem:

  • Redução do tempo de ciclo
  • Melhoria na satisfação dos clientes
  • Melhoria da produtividade
  • Aumento da capacidade de produção
  • Redução de defeitos e falhas
  • Eliminação de desperdícios
  • Redução de estoques


Serviços de consultoria abrangem o treinamento e capacitação nas técnicas e ferramentas Seis Sigma; apoio e orientação no planejamento, lançamento e execução dos projetos de melhoria da qualidade e produtividade.

O Programa Seis Sigma de Melhoria da Qualidade adota uma abordagem de treinamento intensivo, preparando rapidamente as pessoas que conduzirão os projetos de melhoria. Os treinamentos são planejados de acordo com as necessidades de cada cliente. A abordagem é totalmente pragmática.

Os participantes passam por um aprendizado em sala de aula, em seguida aplicam o que aprenderam sob a orientação consultores experientes, até completarem um projeto de melhoria com sucesso. Completado o ciclo, estas pessoas estarão capacitadas a conduzirem novos projetos, ampliando as iniciativas de melhoria da qualidade e produtividade. O objetivo final é acelerar a obtenção de melhoria de resultados e criar um movimento interno de fortalecimento da competitividade e rentabilidade de forma contínua, abrangente, sustentada e econômica.
O ciclo DMAIC, muito semelhante ao PDCA Plan, Do, Check, Act, (Planejar, Fazer, Checar e Agir) é o coração do seis sigma , porém tem suas peculiaridades.

Definir formalmente o problema, oportunidade, objetivos inclusive de redução de custo e processo envolvido;
Medir obter os dados iniciais do processo focado;
Analisar determinar as relações entre os efeitos e as causas raiz;
Implementar Melhorias propor, testar e implementar melhorias;
Controlar estabelecer controles nas causas raiz críticas identificadas e monitorar seus efeitos;

O Seis sigma envolve mudança de cultura na empresa, por isso muitas vezes enfrenta forte resistência por parte dos colaboradores. A empresa que estiver pensando em implantar o Seis sigma deve saber em que estágio de maturidade está, para  não ter surpresas sobre os resultados alcançados no futuro.
Com o seis sigma implantado, existe mais facilidade para projetos da norma ISO e vice-versa, pois certas ferramentas como fluxograma de processos, FMEA, entre outras, são características nos dois tipos de metodologias.

Com sua forte ênfase na ação imediata, a metodologia Seis Sigma assegura, no curto prazo, o retorno dos investimentos em capacitação sob a forma de redução de custos e crescimento de receitas.




Um comentário:

  1. ESTOU PAGANDO UMA DISCIPLINA - GESTAO DE SEIS SIGMAS, EXCELENTE, É UM PROCESSO ESSENCIAL PARA O CONTROLE DE UM PRODUTO OU SERVIÇO COM AUTO NIVEL DE QUALIDADE, VISANDO O CLIENTE COMO UM REI.


    JOSUÉ SILVIO FORTUNATO

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