Em: http://pauloamaral.blog.br/crowdsourcing-a-singularidade-das-multidoes/
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CROWDSOURCING E O PODER DAS MULTIDÕES
Jeff Howe, editor da revista Wired, que primeiro cunhou o termo “crowdsourcing” explica como a multidão pode ajudar organizações a completar tarefas e diminuir custos através de pessoas usando seu tempo para criação de conteúdo, pesquisa, desenvolvimento e resolução de problemas.
Apesar do jargão, crowdsourcing é uma ideia de negócio muito interessante e já praticada há muito tempo pela comunidade OPEN SOURCE ( Linux e outros ).
Apesar do jargão, crowdsourcing é uma ideia de negócio muito interessante e já praticada há muito tempo pela comunidade OPEN SOURCE ( Linux e outros ).
Vídeo – Entenda o que é Crowdsourcing
O termo tem vários desdobramentos :
- Fansourcing, crowdcasting, open source, expertsource, worksource, inovação aberta, crowdfunding, colaboração em massa, wikinomics, ( consideraria coworking também ).
- Tecnologias: e-mail, blogs, wikis, fóruns e listas de discussão, serviços de Internet como YouTube, Facebook, twitter,TED e outros.
- Empresas onde é difundido: Procter & Gamble, Amazon, Eli Lilly, Nefix e muitos mais.
A essência do crowdsourcing: colocar a multidão para trabalhar e se alguém conseguir resultados, recompensar e pagar por isso, ou não , dependendo do modelo de negócio ou comunidade.
Pontos fortes :
O Crowdsourcing pode melhorar a produtividade e criatividade, enquanto minimiza os custos e despesas de trabalho e pesquisa. Usando a Internet para solicitar feedback de uma comunidade ativa e apaixonada de clientes, pode reduzir a quantidade de tempo gasto na coleta de dados através de grupos ou pesquisa de tendências, além de fomentar e criar expectativa para os próximos produtos.
O Crowdsourcing pode melhorar a produtividade e criatividade, enquanto minimiza os custos e despesas de trabalho e pesquisa. Usando a Internet para solicitar feedback de uma comunidade ativa e apaixonada de clientes, pode reduzir a quantidade de tempo gasto na coleta de dados através de grupos ou pesquisa de tendências, além de fomentar e criar expectativa para os próximos produtos.
Os pontos fracos :
As multidões não são seus empregados, então não espere controle. Embora em alguns casos, eles não queiram pagamento, os participantes vão buscar compensação na forma de satisfação, reconhecimento e liberdade. Eles querem demanda de tempo, atenção, paciência, capacidade de ouvir, transparência e honestidade.
Para as organizações tradicionais,essa mudança na cultura e gestão pode ser difícil principalmente no Brasil.
As multidões não são seus empregados, então não espere controle. Embora em alguns casos, eles não queiram pagamento, os participantes vão buscar compensação na forma de satisfação, reconhecimento e liberdade. Eles querem demanda de tempo, atenção, paciência, capacidade de ouvir, transparência e honestidade.
Para as organizações tradicionais,essa mudança na cultura e gestão pode ser difícil principalmente no Brasil.
Particularmente creio que a mentalidade vigente nas organizações em nosso país, ainda não esta “aberta” a este tipo de conceito devido a outras demandas ou “gaps” que precisam de atenção. As empresas aqui ainda não tem inovação no seu DNA.
Um exemplo bem sucedido :
- O site IStockphoto.com permite que profissionais e fotógrafos amadores, ilustradores e cinegrafistas mostrem seu trabalho e ganhem “royalties” quando suas imagens são compradas e baixadas.
- O site IStockphoto.com permite que profissionais e fotógrafos amadores, ilustradores e cinegrafistas mostrem seu trabalho e ganhem “royalties” quando suas imagens são compradas e baixadas.
- O site Batalha de conceitos ( battle of concepts ) – Onde várias empresas brasileiras disponibilizam desafios regularmente dentre elas : Promon, Tecnisa, Ultracargo, Exame e outras.
Vídeo – O criador do termo Crowdsourcing
Para saber mais :
- http://catarse.me/pt – Iniciativa Brasileira
- http://www.crowdsourcing.org
- http://openstudy.com/
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