Pesquisar neste blog

7 de mar. de 2012

BSC – Balanced Scorecard – Da teoria à Prática – Como implantar!


Por: Paulo Amaral
Em: http://pauloamaral.blog.br/bsc-balanced-scorecard-da-teoria-a-pratica/


bsc BSC   Balanced Scorecard   Da teoria à Prática   Como implantar !
Quadrantes - Figura 1
“O que não é medido não é gerenciado”
Neste post irei dar inicio a uma série de artigos sobre BSC ( Balanced Scorecard ) – da teoria a prática.
Irei abordar de forma simples e objetiva baseando-se na experiência adquirida com a ferramenta  através do uso de exemplos, gráficos, planilhas, mapas mentais, vídeos e outros recursos visuais.
  • Afinal o que é bsc ?
O Balanced Scorecard é uma ferramenta para mensurar, acompanhar e comunicar a estratégia, tomando as decisões para correção de rumo ( em caso de desvios ) procurando assegurar que a visão de futuro da organização seja alcançada.
O BSC traduz os objetivos estratégicos em um conjunto de indicadores de performance distribuídos em quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos, e Aprendizado e Crescimento ( Será detalhado na série de posts ).
De uma maneira bem simplista, de acordo com os  “pais” do BSC – David Norton e Robert Kaplan – a ferramenta nada mais é do que a um mecanismo para a implementação da estratégia e não para a formulação da mesma. Isso logicamente se desdobra em metas de acordo com os quadrantes estratégicos ( Ver Figura 1 ).

  • Porque usar o BSC ?
Todos sabemos que o cenário de negócios, concorrência , competição ou mudança contínua exige que a estratégia da organização seja gerenciada de forma ininterrupta. O BSC ajuda nesta tarefa e serve de bússola para todos os funcionários- sejam diretores, gerentes ou operacionais. E cabe a organização desdobrá-lo ou não em metas reais e factíveis para ajudar no cumprimento destes objetivos.
Mais a frente você poderá saber também como associar os indicadores ( KPI ) atrelados ao BSC para sua política de PLR ( Participação nos lucros ) e premiação de performance.

No decorrer da série, irei explicar com detalhes cada etapa da elaboração do BSC.  Aguardem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário