Em: http://pauloamaral.blog.br/bsc-implementando-a-estrategia-e-gerando-indicadores/
Antes de sair tentando implantar o BSC só porque alguém te disse que é bom , acredito que seja adequado conhecer o método MEG (Modelo de Excelência da Gestão) desenvolvido pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 11 fundamentos e oito critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. Fonte : FNQ
Antes da implementação do BSC, devemos definir a estratégia corporativa, pois é através dela que iremos trabalhar os quatro quadrantes para desdobramento : (financeiro, processos, clientes e pesssoas), tudo isso logicamente baseado na missão, visão e valores da organização, traduzindo isso em objetivos, indicadores, metas, PTO ( Planejamento tático operacional ) e planos de ação.
Neste post irei abordar tudo de forma simples. Para que inventar a roda não é mesmo ?
Neste post irei abordar tudo de forma simples. Para que inventar a roda não é mesmo ?
Para começar de uma olhada neste mapa mental completo sobre a estrutura do BSC – Vale a pena – Clique na imagem ou faça download !
Partes do BSC
- Missão,Visão e Estratégia.
- A estratégia é desmembrada nas quatro perspectivas (financeira, processos, clientes e pesssoas/aprendizado) – mapa estratégico.
- Estes desdobramentos em Objetivos estratégicos ( OE )
- Cada OE possui suas metas e KPI’s indicadores.
- Em cima dos Indicadores temos os planos de ação ( PDCA ).
Possíveis GAPS
- As pessoas não entendem o que deve ser feito
- Resistência a mudanças
- Sistemas limitados
- Gerência resistente e não comprometida
- Problemas de capacitação gerencial
- Expectativas fora da realidade
- Cronogramas para ” enfeitar ” paredes.
- Verificar os FCS ( Fatores críticos para o sucesso ) veja esta ótima apresentação sobre FCS :
- Na grande maioria das vezes trabalhar com a estratégia é fácil e as empresas não costumam ter problemas nesta etapa e sim ao implementar e desdobrar os indicadores.
- Outro erro é envolver somente setores específicos e não comunicar isso a todos os colaboradores. Novamente afirmo que deve-se usar o método participativo.
Como Iniciar ?
Leia sobre os 9 passos para o sucesso da iniciativa no site BALANCED SCORECARD - Building & Implementing a Balanced Scorecard: Nine Steps to SuccessTM
1 -Em primeiro lugar deve-se assegurar que a empresa já esteja com dua declaração de visão, missão e visão definidas.
Estudos mostram que em 90 % dos casos a Visão definida e divulgada não retrata a realidade da empresa e não havia sequer sido validada.
Então meu amigo, começar a trabalhar em uma visão equivocada é um grave erro. Evite isso e na dúvida contrate uma consultoria.
Então meu amigo, começar a trabalhar em uma visão equivocada é um grave erro. Evite isso e na dúvida contrate uma consultoria.
2- Formule a Estratégia – Verificar se já esta definida, caso contrário trabalhar fortemente o planejamento estratégio defindo, missão, visão, valores, estrutura, objetivos, cultura, negócio, fatores críticos para o sucesso (FCS ), análise swot, Macro ambiente, 5 forças de porter e outros.
( Lembre-se : a ferramenta BSC nada mais é do que a um mecanismo para a implementação da estratégia e não para a formulação da mesma).
Estratégia é uma corrida para chegar a uma posição ideal. Onde estou e onde quero chegar ? Tem a ver com o planejamento estratégico.
( Lembre-se : a ferramenta BSC nada mais é do que a um mecanismo para a implementação da estratégia e não para a formulação da mesma).
Estratégia é uma corrida para chegar a uma posição ideal. Onde estou e onde quero chegar ? Tem a ver com o planejamento estratégico.
3 – Desdobre sua estratégia e crie o mapa estratégico juntamente com o corpo gerencial e alta administração. Exemplo de mapa estratégico. Clique para ampliar !
4 – Defina as metas e indicadores mais importantes de acordo com o mapa estratégico e diretrizes da empresa – Nesta etapa não adianta medir coisas que ” não precisam ser medidas “. Use o bom senso, relevância e impacto. Metas devem ser factíveis. Neste ponto defina também as regras. Como vai ser medido e que índice usar. Algo que seja justo e de acordo com a realidade. Não é simples e deve ser muito discutido para não gerar problemas depois, principalmente se você usar isso para programas de PLR ( Participação nos lucros ).
Nota : As Metas devem ser pensadas e voltadas para o cliente e negócio. Não é o que você acha. Esqueça o modelo funcional por organograma ( falido e desatualizado). Tenha uma estrutura funcional por processos ( time ). Tenha um plano de execução e monitoramento das suas metas.
5 – Cobre os resultados dos responsáveis.
6 – Crie cronogramas de reunião com cada filial ou setor para discutir o cumprimento de metas e qual o plano de ação, corrigindo desvios ( Na realidade um PDCA ).
7 – Monitore os resultados constantemente.
Modos de medição
Você pode usar softwares proprietários e livres – BI ( BUSINESS INTELIGENCE ) – para ajudar na tarefa de gerenciamento de indicadores ou criar planilhas para isso.
Existe uma alternativa opensource brasileira chamada GEPLANES que atende de certa forma os requisitos e facilita a criação de metas. Baixe os fontes aqui !
Outra alternativa é o Pentaho e o o Qlickview - Ótimas ferramentas. Tutorial Pentaho completo aqui !
Recomendo iniciar com algo mais mais simples e no futuro migrar para algo mais robusto dependendo da demanda e maturidade na organização.
No meu caso usei apresentações em powerpoint ( com excel embutido ) e uma planilha para gerar o ranking das unidades ou filias.
Chamei de GESTÃO A VISTA e para ficar mais bonito, você pode carregar os indicadores em um pc ligado em uma tela LCD para o escritório todo ver.
Recomendo iniciar com algo mais mais simples e no futuro migrar para algo mais robusto dependendo da demanda e maturidade na organização.
No meu caso usei apresentações em powerpoint ( com excel embutido ) e uma planilha para gerar o ranking das unidades ou filias.
Chamei de GESTÃO A VISTA e para ficar mais bonito, você pode carregar os indicadores em um pc ligado em uma tela LCD para o escritório todo ver.
Esquema ou sugestão para medição de indicadores :
BSC E CRM
Para indicadores de vendas e relacionamento com clientes , use o bsc junto ao seu crm pois de lá virão os dados para gerar seus indicadores:
Espero que aproveitem. Para quem quiser o modelo pronto do gestão a vista basta entrar em contato ou postar comentário.
Você pode divulgar os números usando quadros na fábrica, escritório ou de acordo com a sua imaginação.
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