Em: http://www.4pm.com.br/archives/sera-que-realmente-precisamos-desses-processos
Não sei direito, mais depois destes novos processos tudo ficou mais difícil, antes estava errado, mas funcionava!
Em projetos de restruturações organizacionais (onde envolve-se pessoas, processos e métodos) muitas vezes ouvimos isso no meio do caminho.
Estes projetos não são simples, são muito complexos e precisam de apoio irrestrito dos altos executivos da empresa, na verdade, empresas que contratam projetos desta natureza querem mais do que melhorar um processo ou uma entrega, querem uma recriação, uma inovação e preparar a empresa para o futuro.
Agora se o modelo atual estiver no DNA da empresa? Como mudar isso?
Dificilmente conseguiria escrever a resposta para a questão acima em um post, por isso vou dar uma dica em relação aos processos começando por… pessoas, é claro!
Investigue as pessoas que dizem…
1. Eu sei o que fazer
2. Processos são demorados e atrasa o meu trabalho
3. Isto exige documentação? Vou usar melhor este tempo para o meu trabalho
4. Isso é complexo demais, estou confuso
5. Meu chefe precisa disso para ontem
Potencialize as pessoas que dizem…
1. Estrutura e processo fornecem diretrizes para as nossas atividades
2. Fluxo de aprovação permite que os interessados conheçam todos os detalhes sobre esta iniciativa
3. Dá responsabilidade, propriedade e prioridade
4. Fornece história e caminho para o futuro
5. Dá maior visibilidade à gerência
Em muitas empresas existem processos que não produzem nenhum benefício. É possível manter um processo funcionando bem para que não fique obsoleto ou fora de uso?
Sim, e a resposta deve ser tão simples assim. Os processos devem ser constantemente atualizados e fáceis de seguir, você deve ter o compromisso dos gestores que garantirão que todos estão seguindo os processos. Em meus 15 anos de experiência, eu vi de perto os benefícios de seguir os processos, e isso é sucesso garantido!
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