Pesquisar neste blog

13 de abr. de 2012

Você sabe a diferença entre mentoring e coaching?

Por: Meridith Levinson
Em: http://cio.uol.com.br/carreira/2012/04/04/voce-sabe-a-diferenca-entre-mentoring-e-coaching/

Até que ponto podem estar relacionadas à sua vida profissional?


Há algum tempo dois conceitos com metodologias semelhantes e finalidades distintas chamam a atenção de gestores do mundo todo. Você já deve ter perdido a conta das vezes que ouviu as palavras mentoring e coaching serem pronunciadas em rodas de discussão em que o tema em questão era carreira. Mas quais são os significados de cada uma e até que ponto podem estar relacionadas à sua vida profissional?

Pessoa que guia, ensina ou aconselha outra; guia, mestre, conselheiro. É assim a definição do dicionário Aurélio para a palavra mentor. Mentoring, no entanto, carece de uma tradução exata em português - talvez o termo que o melhor defina seja "apadrinhamento".

A relação mentor/protegido serve a diferentes propósitos, mas mantém sua fama nos bancos das universidades cenário que está mudando devido ao esforço de muitas companhias em desenvolver programas de mentoring para auxiliar na carreira de jovens talentos.

Preparar os profissionais do futuro tem sido o lema de diversas companhias. Elas estão preocupadas em manter em seus quadros funcionários que possuam as competências necessárias para assumir posições de liderança. Por este motivo os programas de mentoring são focados nos jovens que demonstram grande potencial de desenvolvimento. As sessões de aconselhamento podem reunir desde um indivíduo a um grupo de pessoas, liderado por um mentor, cuja missão é ajudar o talento a desenvolver habilidades que serão decisivas na vida profissional; a entender os valores da empresa; e até a aprimorar seus relacionamentos com as pessoas-chave da cúpula da organização.

Ao contrário do mentoring, os programas de coaching são desenvolvidos para profissionais mais experientes, geralmente para executivos e gestores que possuem "desafios" no relacionamento com seus pares, superiores, subalternos, clientes e/ou fornecedores, ou aqueles que precisam aprimorar o desempenho no trabalho. Daí a semelhança com a definição de coach: uma pessoa que "treina" executivos para uma determinada tarefa, missão ou necessidade. Ou seja, um personal trainner de carreiras profissionais.

Outra grande diferença entre os dois programas é que o coaching costuma contar com a participação de profissionais "terceirizados". Para garantir a imparcialidade de informações, os "técnicos" são contratados para resolver uma situação emergencial, que exige solução a curto prazo, em sessões individuais.

Os programas de coaching começaram a despertar a atenção dos gestores há cerca de cinco anos, quando a retenção de talento passou a fazer parte do desafio das empresas. Os benefícios proporcionados pelo coaching aos executivos, como o gerenciamento de conflitos, o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e o aumento da performance e produtividade, garantiram o sucesso da sua implementação em várias empresas.

Apesar de diferentes, os programas de mentoring e coaching servem a um objetivo corporativo comum: o de manter profissionais mais produtivos, com objetivos de carreira definidos e alinhados à cultura organizacional.

Para os profissionais, sejam eles mais ou menos experientes, os programas permitem o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso em qualquer companhia.

Mas quais os sinais de que está na hora de contratar um consultor para alavancar sua carreira profissional e ter seu próprio coach executivo?

1. Você está frustrado com seu trabalho mas não tem ideias para possíveis alternativas profissionais;

2. Você está em busca de um novo emprego, mas suas iniciativas (envio de currículos, entrevistas) não estão rendendo frutos reais;

3. Você precisa de ajuda na elaboração de currículo ou cartas de apresentação;

4. Embora tenha esforço, você não tem conseguindo progredir profissionalmente, especialmente entre seus pares das áreas de negócios;

5. Você precisa de ajuda para se diferenciar;

6. Você não consegue transformar seus desejos profissionais em metas objetivas;

7. Você está ansioso para adquirir conhecimento;

8. Você quer alcançar o sucesso e precisa de ajuda para agilizar a realização de seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário