É claro que o Gerenciamento de Processos e o Gerenciamento de Projetos são duas disciplinas diferentes… Mas e quando falamos sobre Projetos de Gerenciamento de Processos?
Trazemos hoje, no Lecom em Ação, a visão de um renomado Gerente de Projetos e também parceiro da Lecom. Danilo Genare é coordenador regional do PMI Communities of Practice Brasil e foi convidado a compartilhar conosco sua visão sobre a importância da Análise de Processos em projetos de BPM.

O vídeo gravado faz parte de nosso acervo no Youtube, que está constantemente se ampliando em qualidade, quantidade e acessos principalmente devido à participação de nossos clientes, parceiros e consultores especializados.

No vídeo que compartilhamos abaixo, Genare apresenta a importância da análise e planejamento de processos antes de um projeto de implantação de uma Solução de Gerenciamento de Processos do Negócio(BPM).
Para Genare, a automação de um processo mal estruturado pode postergar o sofrimento da empresa, potencializando gastos e erros estratégicos. Genare aponta que é necessário definir papeis, responsabilidades, limites e alçadas de aprovação. Nesse sentido, uma solução de gerenciamento e automação de processos terá sucesso em sua implementação quando não houver dúvidas nas seguintes questões:
1 – Quem faz o quê?
2 – Em que momento do processo os usuários atuam?
3 – De que forma o usuário atua, ou seja, todos os fluxos exigem uma ação efetiva?
4 – Com que freqüência o usuário tem atividades para aprovar?
5 – Quais são as dependências entre processos e responsabilidades para que o usuário aprove um processo?

A cultura de processos começa quando os profissionais têm a disponibilidade de planejar e desenvolver os processos. Nesse cenário, uma solução entrará como suporte para avanço e melhoria contínua dos fluxos da corporação.
Qualquer solução ou ferramenta de apoio que, nesse cenário, facilite a coleta de dados, transforme informações, produza indicadores que vão te dar visibilidade e previsibilidade, serão importantes suportes para que a organização tenha mais ações preventivas do que reativas.
Veja também outras participações de Danilo Genare em:

Veja abaixo o vídeo de Danilo Genare!