Pesquisar neste blog

29 de jul. de 2012

10 Lições Incríveis do Bambu por Garr Reynolds

Por: Eliana Cha 
Em: http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/10-licoes-incriveis-do-bambu-por-garr-reynolds


O bambu, sim a planta, por incrível que pareça tem qualidades valiosas e sensacionais.

O bambu simplesmente nos lembra o que já sabemos, mas que pode ter esquecido.

Cabe a nós colocar essas lições (ou lembretes) de resiliência para o uso diário por meio da persistência e prática.

Você não precisa ser perfeito.Você só precisa ser resiliente. Esta é a maior lição do bambu.

Garr Reynolds é um consultor americano, especializado em apresentações. Há muitos anos vive radicado no Japão e seu livro Apresentações Zen, é um best seller mundial.
Utilizando-se da rica cultura japonesa, Garr faz um paralelo entre os nossos desafios e a capacidade de resiliência de um bambu.

TEDxTokyo – Garr Reynolds

“Depois de plantada a semente, não se vê nada;
Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra esta sendo construída… Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês: você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.
Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava…”

1. Lembre-se: O que parece fraco é forte

“O corpo do maior bambu que possa conhecer, não é grande em comparação a muitas outras árvores da floresta. Mas o bambu pode suportar invernos frios e verões muito quentes e são por vezes as únicas árvores que ficam de pé após uma tempestade.”
 
Segundo o Mestre Jedi: “Não importa o tamanho. Olhe para mim.  Você não vai me julgar pelo meu tamanho, não é? ”
Temos de ter cuidado para não subestimar os outros ou nós mesmos com base apenas em velhas noções do que é fraco e o que é forte.
Não é preciso ser grande e imponente para ser forte. Você não precisa estar na maior e melhor empresa ou na escola mais popular, etc…mas como o bambu, acreditar em suas próprias forças,  permanecer de pé, e saber que você está tão forte quanto você precisa ser.
Lembre-se também que há uma força na luz, na abertura e transparência. Há uma força na bondade, cooperação e compaixão.

2. Curvar-mas-sem-quebrar”

Uma das coisas mais impressionantes sobre o bambu é como ele se balança com a brisa. Este movimento, o balanço suave, é um símbolo de humildade.
 
A fundação do bambu é sólida, mas se move e balança harmoniosamente com o vento, nunca luta contra ela. Até o vento mais forte, o bambu ainda permanece firme e na altura.
 
Essa atitude, “curvar-mas-sem-quebrar” ou ” ir no fluxo natural”, é um dos segredos para o sucesso, ou apenas para lidar com os caprichos da vida cotidiana.

3. Ser profundamente enraizado, mas ainda flexível.

O bambu é notável pela sua incrível flexibilidade. Esta flexibilidade é possível, em parte, devido à estrutura complexa da raiz do bambu para deixar mais estável o chão ao redor da floresta.
 
Raízes são importantes, mas em um mundo cada vez mais móvel, muitos indivíduos e famílias não têm tempo ou esforço para estabelecer raízes em suas próprias comunidades.
O desafio, então, para muitos de nós é manter-se móvel, flexível, viajantes internacionais e profissionais, ocupados, mas  ao mesmo tempo fazer o esforço e tomar o tempo para se envolver e profundamente enraizado na nossa comunidade local.

4. Desacelerar a  sua mente ocupada

Mais do que nunca temos muito mais informações disponíveis  e vivemos em um ritmo muito acelerado. E se for olhar melhor, a nossa vida de trabalho é  bastante agitada e, às vezes, até caótica.
Muitas vezes é difícil ver algum sinal através de todo esse ruído.
Num ambiente assim, é muito  importante tomar o momento de abrandar, acalmar a sua mente ocupada e ver as coisas mais claramente.

5. Estar sempre pronto

Segundo o grande mestre de Aikido, Kensho Furuya :
“O guerreiro, como o bambu, está sempre pronto para a ação.”
 
Numa apresentação ou qualquer outras atividades profissionais, através de um bom treino, formação e da prática podemos desenvolver em nossa própria maneira um estado de ser sempre pronto.
Através do estudo e prática, podemos pelo menos fazer o nosso melhor para estar pronto para qualquer situação.

6. Encontrar a sabedoria no vazio

Dizem que  para aprender, o primeiro passo é esvaziar-nos de nossas noções preconcebidas. Não se pode encher um copo que já está cheio.
 
O interior oco do bambu nos lembra que muitas vezes estamos demasiado cheios de nós mesmos e nossas próprias conclusões e não temos espaço para mais nada.
Para receber o conhecimento e a sabedoria de ambas as naturezaa e as pessoas, temos que estar abertos ao que é novo e diferente.
Quando você esvaziar sua mente de seus preconceitos, orgulho e medo, você se torna aberto às possibilidades.

7.Comprometa-se com o crescimento e renovação

O bambu está  entre as plantas que mais cresce no mundo.
Não importa quem você é - ou onde você está - hoje, você tem um potencial incrível de crescimento.
A melhoria contínua é mais constante e incremental, onde grandes saltos e limites não são necessários. No entanto, mesmo com um compromisso com a aprendizagem e melhoria contínua, o nosso crescimento, como o crescimento do bambu, pode ser bastante notável quando olhamos para trás.
Às vezes sentimos desencorajados e que não estamos melhor em tudo.
Não desanime se você perceber  essa falta de crescimento ou melhoria. Se você não desistir, então você está crescendo.
Ser rápido ou lento não é essa a nossa principal preocupação, mas o avanço.

8.Utilidade expressa através da simplicidade

“O bambu em sua simplicidade expressa a sua utilidade. O homem deve fazer o mesmo. “
 
Gastamos muito do nosso tempo tentando mostrar como somos inteligentes, talvez para convencer os outros e até a nós mesmos que somos dignos de atenção e elogios.
Muitas vezes complicamos o simples para impressionar e não conseguimos simplificar o complexo com medo do que os outros possam saber o que sabemos.
Se podemos perder esse medo, talvez pudéssemos ser mais criativos e encontrar soluções simples para problemas complexos.

9. Soltar o seu poder de saltar para trás

O bambu é um símbolo de boa sorte e um dos símbolos das comemorações de Ano Novo no Japão.
A imagem importante do bambu coberto de neve  representa a capacidade de saltar para trás após ter experimentado a adversidade.
No inverno, a neve pesada dobra a parte traseira do bambu para trás…até que um dia a neve se torna tão pesada, começa a cair, mas o bambu consegue voltar a sua altura novamente, descartando toda a neve. O bambu suporta o fardo pesado da neve, e no final ele tem o poder de saltar para trás, como se dissesse: Eu não vou ser derrotado.”

10. Sorrir, rir, brincar

A palavra sorrir ou rir em chinês : 笑う. No topo são dois pequenos símbolos de bambu (竹 ou tomar).
Diz-se que o bambu tem uma forte associação com o riso, talvez por causa do som que as folhas de bambu conseguem fazer em um dia ventoso. Se você usar sua imaginação, soa um pouco como a floresta rindo, um som calmante.
O bambu em si também tem uma conexão com as brincadeiras das gerações tradicionais, a pipa japonesa e nas artes e ofícios, como fazer uma boneca.
Sabemos intuitivamente a importância de sorrir, rir e brincar, e a ciência agora moderna mostra evidências de que esses elementos desempenharão um papel essencial e importante na nossa saúde física e mental.

* Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário