Pesquisar neste blog

15 de jul. de 2012

Liderança sem ética. É possível?

Por: 
Em: http://www.tiespecialistas.com.br/2012/06/lideranca-sem-etica-e-possivel/


“ÉTICA é um conjunto de valores e princípios que orientam a nossa conduta”.
Nesse artigo há diversas citações do fantástico filósofo e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Mario Sergio Cortella, que ouvi e aprendi em uma de suas empolgantes palestras.
Como identificar uma empresa séria e justa?
Uma empresa cuja missão, visão e valores estão em total sinergia com os sonhos de seus colaboradores, é uma empresa ética. Porém, a filosofia só é válida quando praticada pelas pessoas envolvidas.
“Há duas coisas centrais para se preservar uma ética de respeito à vida, aos negócios e à nossa capacidade coletiva: Sinceridade e Integridade.
Ética sem sinceridade não funciona e integridade é nossa alma.”
Qual a influência de um líder na questão da ética corporativa?
Para que uma organização possa ser “certificada” como ética, é preciso que todos, essencialmente os líderes, atuem com sinceridade e integridade, não promovendo colaboradores por afinidade e sim por competência e merecimento; não manipulando relatórios visando tão somente benefício próprio em detrimento dos prejuízos alheios; não negociando com os detentores do poder para se protegerem e camuflarem suas incompetências.
“A vida não é um vale tudo… De nada adianta um homem ganhar o mundo se ele perder a sua alma”.
Espalhar a esperança é uma das principais funções de um líder. Outras, tão importantes quanto, é saber tratar a todos por igual, mas cada um em suas particularidades e não confundir controle com poder.
“A ética é o que nos auxilia a decidir as três grandes questões da vida humana:
Quero?
Devo?
Posso?

Tem coisa que eu quero mas não devo.
Tem coisa que eu devo mas não posso.
Tem coisa que eu posso mas não quero”.

O líder precisa ter clara sua responsabilidade. Afinal, “o mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende muito dos filhos que deixarmos para o mundo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário