Pesquisar neste blog

10 de set. de 2012

Problema da designação

Por:  João Flávio de Freitas Almeida
Em: http://feedproxy.google.com/~r/Widwor/~3/oBS0MHiu1WE/problema-da-designacao.html



O problema de designação é um dos problemas clássicos da área de otimização combinatória em Pesquisa Operacional. Uma forma de descrever o problema é usando o exemplo de designação de atividades às pessoas. A atividade deve ser designada a apenas uma pessoa, e cada pessoa pode ter no máximo uma atividade. Existe um valor associado a cada possível designação de cada atividade a cada pessoa. O problema consiste em encontrar a melhor designação em termos de valor. Se o valor é custo, busca-se encontrar a designação com custo mínimo, se for lucro, o problema consiste em encontrar a designação com lucro máximo.
Uma versão geral do problema de designação é o problema de designação generalizado, onde cada atividade deve ser atribuída a apenas uma pessoa, mas uma pessoa pode receber mais que uma atividade. O problema é encontrar a melhor designação de atividades às pessoas respeitando a capacidade máxima de processamento (execução das atividades) de cada pessoa.
Uma versão especialista do problema de designação é o problema de designação quadrático. Esse problema é comumente aplicado a problemas de localização de facilidades. O modelo deve representar o seguinte problema real logístico: “Existem facilidades e nlocalizações. Para cada par de localizações uma distância é especificada, e para cada par de facilidades um fluxo é especificado (ex: quantidade de materiais transportados de uma facilidade a outra). O problema consiste em designar todas as facilidades às diferentes localizações de forma que o custo total, representado pelo fluxo de materiais multiplicado pelas distâncias, seja mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário