Pesquisar neste blog

8 de out. de 2012

Analisando Indicadores de Desempenho

Por:  Zafenate Desidério
Em: http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/analisando_indicadores_de_desempenho


Claramente os indicadores de desempenho devem ter um único objetivo diante da organização, ou seja, devemos identificar qual a função e necessidade deste indicador? Exatamente neste ponto que estarei relacionado o processo de avaliação.
Mas quando falamos em nível de eficiência devemos sempre pensar na responsabilidade das pessoas com relação as metas e resultados da organização, então devemos inicialmente relacionar o desenvolvimento de indicadores de desempenho com necessidades.
A participação de todos é fundamental para o melhor desempenho, mas lembre-se que indicadores devem ser constantemente analisados de maneira crítica e não somente após a ocorrência do mesmo, então devemos pensar nos indicadores como ferramentas de ação preventiva.
Tempo de ação sobre efeitos
Tempo de ação sobre efeitos
Como você pode perceber no indicador acima, adicionei uma linha referente a meta deste indicador que é relacionado ao nível aceitável de rejeição em uma linha de produção, neste caso seria 30, e abaixo relacionei um temporizador classificando o tempo de ação, nele você pode identificar que durante o TEMPO 1 o comportamento já é crescente, para isso devemos então agir de maneira preventiva sobre a falha evitando a ocorrência de seus efeitos.
Note que o tempo de resposta na parte 2 já se torna mais crítico, pois o comportamento já está em uma situação quase que definida pelos efeitos, portanto neste momento além de prevenir devemos pensar também na contenção para evitar este crescimento.
Na parte 3 já temos um indicador de desempenho fora da meta estabelecida, o que é crítico e automaticamente esta ferramenta perde a sua função de ferramenta de prevenção e torna-se apenas uma indicador.
Indicador Serrote e sua Tendência
Você já deve ter visto os indicadores que sobem e descem, eles acabam mascarando resultados e não atendem a meta, podemos notar que a tendência dos efeitos permanece, porque as ações não foram conclusivas para eliminar o problema.
Indicador Serrote e sua Tendência
Tome cuidado com as ações que dependem de prazos de resposta, isso acaba sendo o principal responsável pelo efeito serrote e não ajuda em nada nos resultados, então sempre quando pensar em ação sobre desempenho, devemos agir sobre o que de fato queremos como resultado, e não apenas o que esperamos momentaneamente.
Os indicadores com efeito serrote devem estar fora dos objetivos de ação e metas da organização.
Definição de Indicadores e Meta
Não adianta medir o desempenho sem ter a possibilidade de gerar resultados, portanto ao elaborar um indicador de desempenho, devemos ter claro metas como fator de objetividade sobre a necessidade da organização.
Abaixo elaborei através do ciclo PDCA um cronograma para o desenvolvimento de indicadores de desempenho, com a finalidade de padronizar cada etapa.
Ciclo de desempenho
Reuniões periódicas devem ocorrer baseada no foco do desempenho dos resultados e também no planejamento de ações que modifiquem o comportamento de maneira eficaz.
Planejamento de Ações
Note que na imagem acima temos de uma cronograma de ação baseada no indicador,portanto mesmo que o problema persista, devemos manter o estudo da causa e ser ir mais a fundo sobre a mesma.
Diante de uma meta onde o desempenho é importante, o que posso acrescentar é que o resultado esta diretamente ligado ao envolvimento das pessoas e a análise crítica não deve perder o foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário