Pesquisar neste blog

3 de out. de 2012

Cloud + BI: que vantagens eles trazem?

Por: Marcos Abellón
Em: https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/fd26864d-cb41-49cf-b719-d89c6b072893/entry/cloud_bi_que_vantagens_eles_trazem1?lang=pt_br


O uso da inteligência no negócio não é um conceito novo, mesmo porque sem inteligência nenhum negócio seria bem-sucedido. Mas o processo de coleta de dados, organização, análise, compartilhamento e monitoramento das informações, chamado de Business Intelligence (BI), ainda é pouco adotado pelas empresas.
A adoção de soluções de BI e análise de dados é prioridade para a maioria dos responsáveis pela área de TI de empresas de todo o mundo, segundo uma pesquisa realizada pela Gartner com 2.335 líderes de TI em 45 países divulgada no início deste ano. A segunda maior preocupação dos CIOs são as tecnologias de mobilidade e em terceiro lugar ficou a cloud computing.
Isso porque com uma solução de BI é possível obter informações estratégicas sobre o negócio com maior rapidez retiradas dos sistemas de dados da empresa como ERP, data warehouse e outros e, consequentemente, permite também agilidade na tomada de decisões. Além de facilitar a compreensão das tendências do negócio, a identificação de riscos, possibilita um planejamento corporativo mais amplo e facilita o acesso e a distribuição de informação.
Mesmo com tantas vantagens, o principal entrave das organizações na hora de investir em uma solução de BI era o processo de implementação, que demandava tempo e infraestrutura. Além disso, muitos ainda confundem a implantação de uma solução de BI com a do ERP, que requer, além de infraestrutura e tempo, uma mudança de cultura interna da empresa. Mas o BI não muda a forma de trabalhar da empresa, pelo contrário, se adapta a ela, pois está intimamente ligado à estratégia do negócio.
A implementação de novas soluções, seja ERP ou BI, também vem sendo facilitada pela computação na nuvem, que exige menos infraestrutura, tempo e recursos financeiros, já que não há a necessidade de instalação do sistema em data-centers locais, por exemplo. Por isso, a tendência é que o BI continue crescendo ainda mais com o cloud computing.

Cloud computing

A computação na nuvem já é uma realidade em muitas organizações, até mesmo em pequenas e médias empresas. Isso porque armazenar os dados na nuvem oferece redução de custos, ganho de espaço físico na empresa, rapidez no uso dos sistemas, segurança e muito mais. Com a nuvem, a solução não precisa estar instalada em uma máquina, o que também facilita na hora da atualização. E ainda há a facilidade de os dados serem acessados de qualquer lugar.
Os serviços baseados na nuvem são cada vez mais vistos como uma oportunidade para alavancar os negócios. Tanto que outro estudo realizado pelo Gartner, com 1.364 gestores de TI e usuários de ferramentas de BI no final de 2011, aponta que 27% das organizações já usam ou pretendem usar esse modelo nos próximos 12 meses para otimizar a análise dos dados extraídos dos sistemas de BI.
Computação na nuvem, BI e mobilidade são algumas das facilidades proporcionadas pelo progresso tecnológico nos últimos anos, e as empresas que querem crescer, seja qual for o porte, precisam unir essas tecnologias. A nuvem facilita o acesso das informações e garante a mobilidade. E a agilidade proporcionada pelo BI faz com que a empresa consiga sair na frente na hora de definir as estratégias de ação e a tomada de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário