Pesquisar neste blog

22 de out. de 2012

Elaborando uma Instrução de Trabalho

Por: Zafenate Desidério
Em: http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/elaborando_uma_instrucao_de_trabalho


Uma instrução de trabalho é o documento utilizado para a descrição de funcionamento das atividades de um determinado processo, ou seja, todos os participantes do mesmo serão orientados através deste documento de como realizar suas funções e também como agir conforme uma determinada situação ou ocorrência de desvios durante o processo de manufatura.
Você já parou para avaliar como estão sendo elaboradas as suas instruções de trabalho? Será que não falta nenhuma informação para complementar os recursos de instruções para quem vai efetivamente realizar estas atividades?
Além dos recursos comuns na instrução de trabalho de uma determinada atividade, será que podemos complementar com mais informações que podem ser importantes para a prática segura desta atividade?
Então vamos entender o que podemos agregar no detalhamento desta instrução de trabalho.
Objetivos Agregados na Instrução de Trabalho
Atividade
Nesta etapa devemos descrever o que de fato deverá ser realizado pelo funcionário, onde sua atividade terá uma descrição de cada etapa orientada para a execução e conclusão dentro das especificações do produto ou do projeto.
Na Instrução de Trabalho podemos orientar graficamente através de um fluxograma para que a interpretação deste documento seja mais fácil, como normalmente este documento é utilizado para treinamentos, devemos além das informações necessárias aplicar métodos didáticos para que seu conteúdo seja objetivo.
Fluxograma de Processo
Através do fluxograma teremos a capacidade de decisão imediata conforme a indicação do mesmo, portanto durante a sua elaboração devemos buscar todas as informações necessárias para que nada saia errado.
Segurança
A segurança deve ser agregada como fundamental em uma instrução de trabalho, inicialmente são duas perguntas que devemos buscar no processo desta instrução de trabalho.
  • Quais os riscos ocupacionais desta atividade?
  • Quais os EPIS necessários para execução desta atividade?
Após esta pesquisa temos condições de orientar primeiramente na prevenção de acidentes, identificando através de imagens e alertas de riscos, e também fazer o uso de cores no manuseio de equipamentos, onde a prevenção é realizada através da identificação visual, muitos equipamentos já são projetados com esta função, onde seu manuseio é orientado através de cores.
Prevenção através de cores
Dependendo do layout do processo, devemos pensar como seria o comportamento de seus usuários, limitando áreas e informando a todos os limites de cada uma, assim como o manuseio de equipamentos de movimentação.
Informações de Segurança
Locais onde existe uma grande movimentação de cargas, devemos assegurar na instrução de trabalho além dos riscos, um mapa de localização de rotas de fugas, e como agir em caso de acidentes, mencionando sempre o ato da prevenção.
Recursos
Uma instrução de trabalho deve ser capaz, por exemplo de orientar o uso de recursosNECESSÁRIOS, para isso precisamos indicar quais são os equipamentos necessários para a realização desta atividade.
Recursos Necessários
Através da identificação de recursos utilizados podemos orientar o uso correto de instrumentos de medição, conservação dos instrumentos e equipamentos, e juntamente a sua adequada armazenagem.
Outro fator relevante que temos através da identificação de recursos é o uso somente do que se é necessário na posição de trabalho, pois um dos principais registros de acidentes está relacionados ao que não se fazia necessário naquele momento, portanto o ambiente deve estar em condições para execução desta atividade considerando somente os recursos NECESSÁRIOS.
Documentos
Imagine na hora de registrar uma informação onde você está realizando uma determinada atividade, e neste momento você não sabe ao menos como é o preenchimento e qual é o documento correto, então devemos além de uma breve descrição sobre o preenchimento, identificar o formulário para cada registro de informação.
 Documentos e Registros
Matéria-Prima
Embora seja parte de recursos necessários, devemos orientar ao processo em questão quais serão as decisões tomadas em caso de não conformidade ou a matéria-prima adequada para cada etapa, controle de datas de validade, uso adequado conforme atividade, controle de critérios fora do especificado.
Portanto além de identificar quais são, devemos deixar claro onde e como deve ser utilizado, pois além do uso inadequado pode ocorrer a rejeição com matéria prima aprovada por falta de padrões.
Matéria-Prima na Instrução de Trabalho
Veja como podemos agregar valores para melhorar o desempenho dos processos internos, capacitando de maneira prática com informações importantes que temos disponíveis, portanto acabamos não considerando seu real valor para a elaboração de uma instrução de trabalho.
Além de agregar estas informações, podemos também inserir identificações de indicadores de desempenho de processos, onde deixaremos disponíveis a cada período os níveis de rejeição e produção, buscando manter o processo capacitado na identificação de todo o seu comportamento, seja ele positivo ou negativo no que se diz respeito a produtividade.
Indicadores de Desempenho
Outro fator importante para a elaboração de uma instrução de trabalho é a auditoria prévia no processo, utilizando-se desta prática para atualização desta instrução, pois em muitos casos podemos esquecer uma etapa agregada ao processo, e mesmo sendo terceira, ela em algum momento deverá estar sendo considerada como entrada no fluxo desta atividade, portanto o espelho do processo é a instrução de trabalho que além de orientar deve assegurar sua eficiência.
E lembre-se da avaliação do texto apresentado, lembre-se que outras pessoas estarão utilizando esta instrução como recurso de treinamento, em caso de uso de termos técnicos, além da aplicação do treinamento, mantenha uma tabela de orientação sobre o significado de cada um.
Esta instrução de trabalho deixa de ser convencional e passa a ser didática com o uso dos recursos apresentados, a formação interna será mais fácil e com certeza mais segura, então agora mãos a obras e sucessos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário