Pesquisar neste blog

10 de out. de 2012

Hospede e publique podcasts gratuitamente

Por: Weskley Cotrim
Em: http://wcotrim.wordpress.com/2010/06/05/hospede-e-publique-podcasts-gratuitamente/


Confesso que gosto muito da mídia podcast. Ouço pelo menos uns 20 podcasts diferentes. Ouço desde podcasts musicais, notícias, tecnologia, poesia, saúde e por aí vai. São muitas as opções.
De tanto ouvir podcast, chegou o momento que decidi gravar meu próprio podcast. Mas aí veio a dúvida, como gravar e onde hospedar. Pesquisando na rede, descobri que poderia gravar utilizando o Audacity, software gratuito para gravação e edição de áudio. Baixei o programa, gravei o episódio piloto e aí veio o problema: onde hospedar e como publicar?
Novamente recorri ao google que prontamente me respondeu. Decidi que iria hospedar o arquivo .mp3 no Mevio e publicaria aqui mesmo no WordPress. Foi nessa hora que tive maior dificuldade. Não sabia como linkar o arquivo .mp3, hospedado no Mevio, no blog criado no WordPress.com.
Resolvi o problema e decidir compartilhar com meus leitores. Segue o passo-a-passo.
  1. Primeiro grave e edite seu podcast no Audacity;
  2. Exporte no formato .mp3;
  3. Crie uma conta no Mevio. Aqui vale uma dica, utilize um nome de usuário diferente do nome do Podcast, pois mais a frente você precisará nomear o podcast. O Mevio não aceita que o nome do podcast seja igual ao seu login;
  4. Agora vá em upload, suba o arquivo para o servidor, preencha todos os campos com informações sobre o arquivo;
Pronto, seu arquivo já deverá estar hospedado no Mevio nesse momento. Vamos ao processo para colocar os links no WordPress.com. Provavelmente você desejará colocar um player para que seu podcast seja ouvido diretamente no seu blog. Nesse ponto vou assumir que você esteja vendo um player com o episódio que você subiu para o servidor. O problema é que ele está no formato vídeo. E queremos aquele pequeno player de áudio. Para isso siga os passos a seguir:
  1. No player onde está tocando seu episódio, localize a opção para download do arquivo. Trata-se de uma seta para baixo, localizada no lado direito na parte de baixo do seu player;
  2. Não clique no botão de download. Apenas posicione o mouse sobre ele;
  3. Com o botão direito do mouse, clique no botão de download e escolha a opção “Copiar endereço de link”. Anote o endereço que você copiou. Certifique-se de que ele acaba com .mp3. É esse link que você utilizará para construir o seu player;
  4. Agora vamos providenciar o feed para o iTunes. Para isso, na mesma página, procure na coluna da direita o campo “Subscribe for free downloads”. Lá tem um pequeno ícone para o iTunes. NÃO CLIQUE;
  5. Posicione o mouse sobre o ícone e copie o endereço do link. Ele deverá necessariamente começar com itpc://. Esse será o link para o feed do iTunes.
Agora vamos para o WordPress.com. Nesse ponto vou assumir que você já tem um blog e sabe como publicar seus arquivos. Para colocar o player basta executar os seguintes passos:
  1. Crie um novo post;
  2. Escreva o texto sobre o episódio do seu podcast. Essa informação é útil para que as pessoas e os mecanismos de busca localizem seu podcast;
  3. Ainda no espaço destinado ao texto, na aba html, escreva o seguinte código(sem os asteriscos e substituindo o endereço pelo que você copiou no player do Mevio):
Se tudo foi executado corretamente, você terá um player como o exemplo abaixo.


O outro link que você copiou (feed para o iTunes), deve ser colado na forma de texto, informado para seus leitores que aquele endereço deve ser utilizado no iTunes para assinar o seu podcast.
Espero ter ajudado. Aproveitem e visitem o Comida Tecnológica, podcast de ciência e tecnologia de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário