Pesquisar neste blog

12 de out. de 2012

Modelos de Alertas Para Qualidade

Por: Zafenate Desidério
Em: http://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/modelos_de_alertas_para_qualidade


Os alertas da Qualidade são avisos que auxiliam na orientação dos processos de manufatura e também nas diversas áreas relacionadas ao sistema de produção.
O que acho interessante no uso desta prática é a permanencia de uma orientação importante para todos os usuários de uma determinada atividade, e com este auxilio podemos padronizar a informação.
Abaixo relacionei alguns modelos que desenvolvi como exemplo para que você possa utilizar sua criatividade e claro desenvolver esta comunicação interna com foco na melhoria do desempenho de seus processos agregando valores.
Alerta de aprovação de produto
Alerta de aprovação de produto
Neste modelo mantemos a orientação dos padrões de aprovação do produto, onde através dele pode-se apresentar fotografias ou desenhos.
Especificações do alerta 
  1. Identificação do Produto;
  2. Identificação do Processo responsável;
  3. Relacionamento do procedimento responsável pelo processo;
  4. Imagem ou desenho do produto aprovado;
  5. Imagem ou desenho produto reprovado;
  6. Campo para descrição técnica.
Alerta de Instrução de Trabalho
Alerta de Instrução de Trabalho
Outro formato interessante para uma instrução na área de trabalho é a padronização deste exemplo, onde temos inúmeros formatos de embalagem,sendo que cada uma tem uma quantidade correta para empilhamento, o que evita avarias na caixa e também no produto armazenado.
Especificações do Alerta
  1. Quantidade de caixas empilhadas;
  2. Modelo da embalagem;
  3. Imagem orientativa sobre o possicionamento correto;
  4. Descrição do processo.
Alerta de Identificação de Localização
Alerta de Identificação de Localização
Este modelo orienta os usuários do processo para a atividade de segregação de peças conforme sua condição, temos 3 níveis de avaliação, e nesta mesma linha de produção conta com caixas ou locais demarcados para armazenamento de produto, temos a condição de identificar estes locais através  dos cores.
Especificações do Alerta
  1. Status de avaliação do produto;
  2. Localização da área ou caixa.
Alerta da Qualidade Medidas Padrões
Alerta da Qualidade Medidas Padrões
Normalmente fixado na posição de trabalho, este alerta tem como função determinar conforme o desenho padrão do produto suas especificações, podendo ser fixado no processo de fabricação e também na inspeção do produto, padronizando a informação de maneira simples e objetiva.
Especificações do Alerta
  1. Descrição do Produto;
  2. Medidas Padrões do Produto;
  3. Imagem ou desenho do produto.
Estes são alguns modelos que apresento para que você possa começar a criar seus modelos de alertas conforme necessidade, estarei retornando com este tema apresentando novos modelos, relaciono também abaixo algumas dicas para você realizar o desenvolvimento destes alertas da Qualidade.
Formatação dos Alertas da Qualidade
A apresentação do alerta deve ser simples e objetivo, portanto utilize fontes e letras padrões, facilitando a sua leitura e interpretação.
Design
Um modelo muito complexo ao invés de auxiliar acaba prejudicando, portanto o layout deste alerta deve considerar principalmente o produto ou informação que se deseja apresentar.
Cores
A utilização de cores ajuda e muito, portanto tome cuidado para não aplicar cores da maneira errada, abaixo elaborei uma tabela de algumas cores comuns na área da Qualidade,para que você aplique no desenvolvimento de seus alertas.
Cores Para Alertas da Qualidade
Especificação de Cores de Alertas da Qualidade
  1. Produto aguardando aprovação;
  2. Produto reprovado;
  3. Produto Aprovado;
  4. Produto aguardando Instrução.
Espero que tenha gostado deste artigo e os modelos de alertas apresentado, estarei novamente falando em breve sobre a padronização da comunicação da Qualidade e outros setores através de cores e diferentes formatos, aproveite e deixe seu comentário no formulário abaixo com sua opinião sobre este artigo.
Breve estaremos lançando um Pack de Alertas Para Qualidade com 30 layouts exlusivos para uso com custo de apenas R$ 27,00, no formato POWER POINT. Os materiais enviados poderão ser editados conforme a necessidade do usuário.
Gostou desta novidade então é só enviar e-mail para atendimento@qualidadebrasil.com.br indicando no campo assunto PACK DE ALERTAS PARA QUALIDADE que enviaremos o comunicado de lançamento deste material para o seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário