Pesquisar neste blog

19 de out. de 2012

O projeto de hoje define o profissional de amanhã

Por: Denis Ferrari
Em: http://imasters.com.br/gerencia-de-ti/carreira/o-projeto-de-hoje-define-o-profissional-de-amanha


O tempo passa para todos. Não há nada que pode ser feito em relação a isso, porém, podemos escolher como e onde vamos investir nosso tempo a fim de obter melhores resultados no futuro.
Nossa competência reflete, além do tempo que investimos em estudo, os projetos em que atuamos.  Você tem liberdade de escolher quantas horas irá estudar, mas será que você pode escolher em quais projetos irá trabalhar?
Podemos escolher como e onde vamos investir nosso tempo a fim de obter melhores resultados no futuro.
Muitas pessoas alegam que as empresas onde trabalham não possuem projetos que propiciem experiências “interessantes”.  Como funcionário, o profissional é obrigado a atender às solicitações da empresa mesmo que elas não sejam interessantes, mas ele não é obrigado a trabalhar na empresa, certo? A empresa que você trabalha não é responsável pela sua formação profissional, sendo assim, passa a ser sua a responsabilidade buscar experiências que serão mais relevantes no médio e longo prazo, como também, assumir as consequências dessas decisões.
A empresa que você trabalha não é responsável pela sua formação profissional.
Toda experiência é válida, por um determinado tempo. Trabalhar dez anos em uma empresa transforma o profissional em um especialista dos processos e tecnologias daquela empresa, mas o mercado pode exigir processos e tecnologias diferentes. Se o profissional não observa o que acontece no mercado, ele corre o risco de ficar desatualizado e, por consequência, ser prisioneiro do seu emprego atual.
É óbvio que você não deve sair da empresa que trabalha atualmente sem uma reserva financeira e um planejamento profissional, mas saiba, será muito mais fácil tomar uma atitude hoje do que daqui a cinco anos, quando você terá mais compromissos pessoais e financeiros. Se deixar a empresa atual não é uma opção, uma alternativa é buscar projetos na comunidade open source, que além de ser uma experiência muito rica, proporcionam interações com excelentes profissionais.
Se você almeja ter experiências relevantes e ser um profissional diferenciado no futuro, não escolha a empresa que irá trabalhar somente pela remuneração, mas também pelos projetos que ela oferece. Muitas vezes, empresas de pequeno ou médio porte oferecem oportunidades que possibilitam crescer cinco anos em um, sendo necessária somente disposição para aguentar o ritmo de estudo.
Não escolha a empresa que irá trabalhar somente pela remuneração, mas também pelos projetos que ela oferece.
Em resumo, se você escolher os projetos certos, irá valorizar-se consideravelmente com o passar do tempo. Não deixe que outras pessoas assumam a responsabilidade pelas suas experiências, tome as rédeas da sua carreira e faça valer a sua profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário