Pesquisar neste blog

15 de nov. de 2012

Gartner lista 5 tendências de cloud que afetarão a estratégia das empresas até 2015

Por: Douglas Cassaniga
Em: http://www.blumenauti.com.br/noticia/gartner-lista-5-tendencias-de-cloud-que-afetarao-a-estrategia-das-empresas-ate-2015

Embora o potencial de computação em nuvem seja significativo, a amplitude e a profundidade do impacto, bem como o nível de aprovação ao longo do tempo, são incertos e exigirão revisão frequente

O monitoramento constante das tendências de computação em nuvem, com atualizações regulares das estratégias das companhias, será essencial para evitar erros caros ou perdas de oportunidades de mercado ao longo dos próximos anos, segundo Gartner.

Embora o potencial de computação em nuvem seja significativo, a amplitude e a profundidade do impacto, bem como o nível de aprovação ao longo do tempo, são incertos e exigirão revisão frequente.

Gartner identificou cinco tendências de computação em nuvem que vão acelerar, mudar ou alcançar um ponto de inflexão ao longo dos próximos três anos e que os usuários devem levar em conta durante seus processos de planejamento:
Estruturas de decisões formais facilitam a otimização do investimento em nuvem

Os potenciais benefícios de cloud computing precisam ser examinados com cuidado e serem mapeados contra uma série de desafios, incluindo a segurança, a falta de transparência, as preocupações com o desempenho e a disponibilidade, as restrições de licenciamento e as necessidades de integração.
Cloud computing híbrido é um imperativo

Gartner recomenda que as empresas concentrem esforços na integração de aplicações e dados em curto prazo, interligando aplicações fixas internas e externas com uma solução híbrida. Quando os serviços de nuvem pública ou aplicativos personalizados executados em infraestruturas de nuvem pública são usados, diretrizes e padrões devem ser estabelecidos de como estes elementos se combinam com os sistemas internos para formar um ambiente híbrido.
Corretagem em nuvem facilita o consumo

O interesse no conceito CSB (corretagem de serviços ) aumentou no ano passado, e Gartner espera que esta tendência se acelere nos próximos três anos, seja na área de TI ou em unidades de linha de negócios, sem o envolvimento de TI. Para enfrentar esse desafio, Gartner acredita que os departamentos de TI devem explorar como eles podem se posicionar como operadores privados, estabelecendo um processo de compra, que acomoda a adoção da nuvem.
Cloud-centric se torna uma necessidade

Para explorar plenamente o potencial de um modelo de nuvem, os aplicativos precisam ser concebidos com as características únicas, limitações e oportunidades de um modelo de nuvem em mente. Gartner aconselha as empresas a olharem para além da migração de cargas de trabalho empresariais para a criação de aplicações otimizadas que exploram o potencial da nuvem.
Cloud computing influência os data centers do futuro e os modelos operacionais

Na medida em que a empresa continua a construir os seus próprios centros de dados, elas serão influenciadas pelos modelos de aplicação utilizados pelos prestadores de serviços em nuvem. Gartner recomenda que as empresas apliquem os conceitos de computação em nuvem para centro de dados futuro e investimentos de infraestrutura para aumentar a agilidade e eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário