Pesquisar neste blog

31 de mai de 2019

Lançamento do surpreendente livro Necas de Pitibiriba

O livro Necas de Pitibiriba do escritor e cineasta brasileiro Adriano Gilberti é uma daquelas obras em que ficamos imaginando: "como ele pensou nisso?".



Foto: DINO / DINO

É inegável que já no título da obra o autor nos provoque a refletir o que essa expressão tão famosa no século passado tenha se destacado como nome de seu livro.

Para aqueles leitores mais jovens que não estão acostumados com essa expressão, destacamos sua origem, ou pelo menos, algumas informações que classificam o termo com o sentido de negação. "Nec" do Latim "nada" e Pitibiriba também popularmente conhecido como "coisa alguma" explora um pleonasmo curioso e divertido usado por muitos brasileiros para simplesmente negar enfaticamente algo.

Entretanto, se voltarmos nossos olhares para a obra de Adriano Gilberti, veremos uma interessante e criativa adaptação já que, nesse caso, Necas é um senhor distinto que espera um trem passar em uma estação abandonada para chegar a cidade onde mora e que se chama: Pitibiriba.

Na história, o misterioso Necas chama a atenção de um experiente jornalista de nome Lorenzo e este, por sua vez, começa a investigá-lo. O que poderia ser simplesmente uma biografia de um homem qualquer acaba se tornando um enredo cheio de voltas, segredos, casos policiais e, por que não dizer, boas risadas.

Gilberti, que agora vive na capital mexicana morou em muitas cidades pelo Brasil e pelo mundo. É perceptível a segurança do autor ao retratar lugares e situações que, ao que parece, ele próprio vivenciou. Tal experiência transforma um simples relato em algo vivo e profundo cheio de detalhes e emoções.

O fato de Adriano vivenciar experiências tanto no teatro como atuando e dirigindo no cinema, estimula uma linguagem que beira a roteirização sem perder a força narrativa de um romance.

Este curioso e emocionante livro, traz um pouco de tudo isso. Nossa brasilidade forte e expressa no título da obra, ao tempo, a vasta gama de referências culturais faz dessa cativante história um balaio de sutis apontamentos do mundo em que vivemos e, para os mais observadores, é interessante buscar e perceber essas diversas citações.

Além de envolver o leitor numa trama amarrada e intensa, o livro não perde sua leveza e reflexão. Enfim, Gilberti consegue atingir uma gama de leitores variados e transforma um simples e corriqueiro termo do dia a dia como "Necas de Pitibiriba" em uma boa história.

Necas de Pitibiriba está à venda pela editora Amazon em livro virtual (kindle) e também na versão impressa. Ambos são facilmente adquiridos nos links abaixo. Não deixe de conferir o site do autor cheio de informações sobre seus filmes e livros, além de crônicas exclusivas em seu blog.

Kindle:https://www.amazon.com.br/Necas-Pitibiriba-Adriano-Gilberti-ebook/dp/B07L8W9L9X/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1544639646&sr=8-1&keywords=neca+de+pitibiriba


Nenhum comentário:

Postar um comentário